Festejo em honra a São Luís Orione em Juiz de Fora

Festejo em honra a São Luís Orione em Juiz de Fora

FESTEJOS DE SÃO LUÍS ORIONE EM JUIZ DE FORA/MG

75 anos da morte de Dom Orione

A comunidade orionita em Juiz de Fora, liderada pelo MLO local e motivada pelo Pe. José Arlindo, recém-chegado à cidade, celebraram com grande alegria e entusiasmo as festividades em honra a São Luís Orione. Do dia 07/05 a 15/05, tivemos na Capela Imaculada Conceição, no bairro Dom Bosco, reza do terço, missa e novena, sempre com a presença das pastorais (Grupo de Oração, Legião de Maria, Terço dos Homens, Congregação Mariana, Liturgia, Grupo do Terço, Vicentinos, Coroinhas, Ministros da Eucaristia, Juventude, Catequese e MLO) e diversos padres convidados. No primeiro dia da novena, tivemos a presença do Pe. Augusto Antônio da Silva, que veio celebrar os 50 anos de Vida Sacerdotal, relembrando a sua ligação com a congregação, numa celebração em que se emocionou e contagiou a todos com o seu espírito orionita (é conhecido na arquidiocese como o “padre diocesano orionita”). No dia seguinte, tivemos o prazer de receber Mons. Miguel Falabella (padre diocesano), natural de Mar de Espanha, que sempre demonstrou um grande carinho, devoção e admiração a Dom Orione. No terceiro dia, acolhemos o nosso vigário paroquial Pe. Geraldo Dôndici, que também nos motivou, destacando o privilégio de termos dois grandes santos como padroeiros São João Bosco e São Luís Orione. No dia das mães, tivemos uma belíssima celebração com homenagens as mães e missa presidida pelo Pe. Arlindo. No 5º dia da Novena, recebemos o Pe. Geraldo Majela, vindo do Jardim Botânico/RJ para celebrar conosco 25 anos de vida religiosa. No dia seguinte, quem presidiu a celebração foi o Pe. Luiz Carlos da Cruz, diretor do Instituto Profissional Dom Orione. No dia 13 de maio, celebrando o 7º dia da novena e Festa de Nª Sr.ª de Fátima, recebemos o Pe. Ladir, os eremitas e os membro do MLO de Valença. No 8º dia da novena, esteve presente o nosso pároco Pe. Marcelo de Souza, com a celebração animada pelos jovens. Encerrando a novena e comemorando 60 anos de vida religiosa, recebemos o Pe. Geraldo Dias com os membros do MLO de Niterói e inúmeros amigos que vieram homenageá-lo; nos prestigiou também neste dia com sua presença Pe. Otávio Marques, representando a Província.

O dia 16 de maio amanheceu frio e chuvoso, mas nem as condições climáticas, esfriou a nossa fé e o nosso ânimo.  Após carreata com a imagem de Dom Orione até a entrada do Instituto, com benção dos veículos, dos condutores e chaves, fizemos uma pequena procissão, seguindo pelos jardins iluminados por velas, onde tivemos a celebração festiva, presidida por Mons. Miguel Falabella, com a presença do Pe. Otávio, Pe. Amilar, Pe. Luiz Carlos, Pe. José Arlindo, diácono José Getúlio, Ir. Edgar e Cl. Benedito Rocha (estudante de teologia – BH) e diversas pastorais das Paróquia de São Mateus, Nossa Senhora de Fátima, Cenáculo São João Evangelista, Capela Imaculada Conceição, bairro Dom Bosco. Aproveitamos os festejos para celebrar os 11 anos de canonização de São Luís Orione, os 60 anos da presença orionita em Juiz de Fora e adesão dos novos membros do MLO.

No dia 17, encerramos as nossas festividades indo à Mar de Espanha, terra abençoada e berço da congregação no Brasil. Fomos acolhidos pelo Pe. Osmar Bezerra dos Santos e comunidade, sempre nos demonstrando carinho e devoção para com nosso Santo fundador. Presidiu a celebração o nosso arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. Ainda tivemos a presença de Pe. Arlindo, Pe. Otávio, Pe. Carlos, membros do MLO e vários representantes da comunidade de Juiz de Fora. Após a celebração fizemos um passeio pelo horto e retornamos para nossas casas, alegres por fazermos parte desta grande família. “Somos filhos e filhas do mesmo pai, o Santo da Caridade, o pai dos pobres sofredores e abandonados! ”. Salve São Luís Orione!!

Luciano Soares

Coordenador MLO – Juiz de Fora/MG

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This