FESTA: SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU

FESTA: SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU

Celebramos hoje a festa de São Simão e São Judas Tadeu, dois apóstolos menos conhecidos, mas paradoxalmente, possuem uma relação mais próxima com Jesus, pois eram primos d’Ele. Judas Tadeu, cujas origens familiares são precisamente conhecidas pelas Escrituras, era filho de Alfeu, irmão de São José, e sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria. Simão, por outro lado, tem sua tradição envolta em mistério, sendo um dos apóstolos menos documentados.
No Evangelho, Simão é mencionado como o décimo apóstolo, antes de Judas Tadeu. Muitos o identificam como o primo homônimo de Cristo, irmão de Tiago, o Menor. Alguns, como os bizantinos, o associam a Natanael de Caná, aquele que organizou o banquete nas Bodas de Caná. No entanto, a tradição o coloca ao lado de Judas Tadeu, onde ambos compartilham missão e destino.
Quando esses dois apóstolos deixaram Jerusalém para propagar a mensagem do Reino de Deus em terras distantes, encontraram seu caminho na Síria, Armênia e na antiga Pérsia. Sua pregação converteu dezenas de milhares de pessoas, mas também atraiu inimigos. A coragem e fidelidade desses apóstolos à sua fé cristã acabou levando-os ao martírio.


Judas Tadeu e Simão foram presos e coagidos a renunciar a Cristo e adorar a deusa Diana. No entanto, permaneceram firmes em sua fé, rejeitando os ídolos pagãos. Segundo a tradição, no momento em que Judas Tadeu afirmou que os ídolos eram falsos, dois demônios horripilantes saíram do templo pagão e o destruíram. Testemunhas aterrorizadas reagiram violentamente, matando ambos os apóstolos. Suas relíquias são veneradas na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

São Simão e São Judas, rogai por nós! Ave Maria e Avante!

Texto adaptado: Vatican News

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.