Faleceu Inezia, consagrada do Instituto Secular Orionita

Faleceu Inezia, consagrada do Instituto Secular Orionita

Inezia, Consagrada do ISO, agora totalmente do Senhor

 

Faleceu aos 14 de fevereiro, em Ouro Branco (MG), a Inezia das Dores Santos, membro do Instituto Secular Orionita, do qual foi, por vários anos, Responsável pela região brasileira. Foi sepultada no dia 15 de fevereiro, na sua cidade natal, às 10 horas.

Inezia nasceu em Ouro Branco no dia 12 de abril de 1938 e, portanto, completaria proximamente 75 anos de idade. É filha de Antônio Rafael dos Santos e Maria Robertina Domingos dos Santos. 

Fez a sua Consagração Secular na família de Dom Orione em 1968 e, após a aprovação pontifícia do Instituto Secular Orionita, fez a sua Consagração Perpétua em 1999. Nos primeiros anos de sua Consagração foi enviada para a Itália. Quando retornou, exerceu a sua vida apostólica em algumas casas da Congregação, como por exemplo o Pequeno Cotolengo de Cotia, entre outros.

Edificou a sua vida sobre os três pilares que dão identidade a uma consagrada secular de Dom Orione: consagração (toda de Deus e por isso toda dos irmãos e irmãs), secularidade (no mundo sem ser do mundo) e orioninidade (filha de Dom Orione, anunciava isso com alegria de coração). Santificou-se pessoalmente pela observância dos três conselhos evangélicos (pobreza, castidade, obediência e especial fidelidade ao Papa), fazendo do mundo e da sua casa na Rua João Catarina em Ouro Branco um “convento” de vida de amor a Deus e aos irmãos. Dela pode-se dizer que foi servidora fiel de Deus, da Igreja, da Congregação, do Instituto Secular, das “Almas e Almas”, segundo o grito de São Luís Orione.

A Responsável Geral do ISO, Anna Rita Orru, recebeu a notícia em Buritis, estado de Rondonia (Brasil), onde está para uma experiência missionária na comunidade orionita. Recentemente, por ocasião da ordenação sacerdotal do Pe. Geovani em Ouro Branco, com a atual Responsável Regional do Brasil, Luci Soligo, tinha visitado a Inezia, constatando já, naquele instante, as suas frágeis condições de saúde.

O nosso Superior Geral, Pe. Flávio Peloso, foi informado e também a cara Concetta Giallongo, já Responsável Geral do Instituto. Ambos tiveram a possibilidade, em diferentes momentos no passado recente, de visitar a Inezia em Ouro Branco. Juntamente com todos os membros do Instituto Secular, difundido em várias nações, participam agora da oração em sufrágio da alma da nossa querida Inezia.

Aos familiares, aos irmãos e irmãs, especialmente ao Pe. Euclides Bebiano dos Santos e à Edwirges, à sobrinha Ir. Valdilene dos Santos (religiosa orionita), a certeza da proximidade e da solidariedade de toda a família orionita. Ela agora repousa em Deus, juntamente com a sua irmã religiosa orionita, Ir. Maria Teresa Rafael dos Santos.

Descanse em paz! Amém!

(pt)

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This