Estágios Vocacionais nos Seminários da Província Norte

Estágios Vocacionais nos Seminários da Província Norte

Itapipoca, Rio Bananal, Belo Horizonte, Buritis e Ananindeua: todos os Seminários no ritmo vocacional

 

Brasil Norte. Nos seminários menores da Província, durante o mês de janeiro, foram realizados vários encontros vocacionais destinados a promover o discernimento de adolescentes e jovens para uma eventual entrada no Seminário. Por causa deste principal objetivo estes encontros são denominados “Estágios Vocacionais”.

Em Rio Bananal, Estado do Espírito Santo, o Estágio teve início no dia 06 de janeiro e terminou no dia 13, com a participação de quatro jovens: Gabriel e Elias, da nossa Paróquia de Vila Velha; e Rafael e Fernando. Além dos momentos formativos sobre o carisma orionita, os  vocacionados participaram de várias dinâmicas de grupo. Além do Pe. Alexandre Umbelino, Coordenador do Seminário, fizeram parte da equipe de coordenação os clérigos Geraldinho e Maicon, a professora Silvana Gaburro e a psicóloga Dra. Fernanda Gava. Também os seminaristas Janerson e Junio Dassiê contribuíram e, naturalmente os sacerdotes Paulo Cezar e José Gódio tiveram a possibilidade de algum momento formativo com os vocacionados.

O Estágio Vocacional do Seminário de Itapipoca, Estado do Ceará, teve início no dia 11 de janeiro e se concluirá no próximo dia 18, com a Celebração Eucarística presidida pelo Coordenador do Seminário, Pe. Francisco Florêncio. Com o profundo desejo de conhecer o carisma orionita e a missão da Congregação no mundo, participam do Estágio: Gleiciano (da paróquia de Itapipoca), Grimário (de Recife), João Batista (de Caucaia), José (de Uruburetama) e Luís Izaac (de Tamboril). As atividades do Estágio tem como motivação um pensamento do Papa Bento XVI: “Não tenhais medo! Cristo não vos tira nada, Ele vos dá tudo”. Momento especialmente intenso da programação foi a participação dos vocacionados na festa do quinto aniversário do Pequeno Cotolengo Dom Orione no dia 13 de janeiro. A Equipe de coordenação deste Estágio é formada pelo Pe. Francisco Florencio, Pe. Tadeu, Cl. Wenderson e o Cl. Sebastião. Teve uma participação especial o Cl. Givanildo Victor, de passagem para visitar a família.

Também o Seminário de Belo Horizonte realizou o seu Estágio nos dias 4 a 10 de janeiro com a presença de 14 jovens. A maioria destes jovens será encaminhada para o Postulantado em Juiz de Fora, uma novidade vocacional na Província em 2013, que “nasce” para acolher de modo especial os jovens que já concluíram o Ensino Médio, preferencialmente da região de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O Coordenador desta experiencia em Juiz de Fora é o Pe. André Luiz de Sousa Gomes auxiliado pelo Cl. Givanildo Victor da Silva, tirocinante.

Nos próximos dias teremos os Estágios Vocacionais em Ananindeua, Estado do Pará, e em Buritis, Estado de Rondonia. Ambos se iniciam no dia 21 de janeiro.

A realização dos Estágios Vocacionais envolve sempre muito empenho dos religiosos, especialmente dos que trabalham na área da Formação Inicial. A Deus nos dirigimos com um agradecimento especial pelo empenho e dedicação deles. Aos jovens vocacionados desejamos que a experiencia em nossos Seminários possa ter dado a eles a possibilidade de um primeiro e inicial discernimento da própria vocação. Agora, para os que retornam no início de fevereiro inscritos na vida seminarística o desejo de que possam aprofundar este discernimento, colocar as bases de uma espiritualidade pessoal que possa sustentar a própria opção vocacional e participar, com alegria e entusiasmo, da nossa vida fraterna em Comunidade.

p.t.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This