Erenaldo, novo Diácono da Província Brasil Norte

Erenaldo, novo Diácono da Província Brasil Norte

Em Belo Horizonte, o Cl. Erenaldo Chaves dos Santos foi ordenado Diácono.

 

Belo Horizonte. No início do Mês Vocacional, sábado, 2 de agosto, às 17 horas, na Igreja Nossa Senhora da Divina Providencia, o Cl. Erenaldo Chaves dos Santos foi ordenado Diácono pela imposição das mãos do Ex.mo Dom Enemésio Angelo Lazzaris, Bispo de Balsas.

Grande participação da família orionita com representantes de Caucaia, São Paulo, Rio Bananal, Araguaína, Ouro Branco e especialmente de Belo Horizonte. Pe. Aparecido da Silva representou toda a Província Brasil Sul, juntamente com o Pe. Pedro Paulo, o Pe. Luís Carlos e o Dc. Clayton. Muitos foram os religiosos da Província Norte que, juntamente com o Provincial, Pe. Tarcísio Vieira, participaram da Cerimônia e da Confraternização realizada no pátio do Teológico.

Dom Enemésio, na sua homilia, recordou o lema escolhido pelo Erenaldo para a sua ordenação diaconal, “Dai-lhes vós mesmos de comer”, frase extraída do texto do Evangelho dominical em que se narra, segundo a versão do evangelista Mateus, a multiplicação dos pães. Inspirando-se nesta frase, Dom Enemésio exortou o Diácono a se inspirar sempre em Dom Orione para que, de fato, seja “o servidor por excelência da humanidade sofredora e abandonada”.

Ao final da celebração, recordando os 100 anos da presença orionita no Brasil, o nosso querido Jorge, do Lar dos Meninos, entregou ao néo-Diácono um arranjo floral que ornou a imagem de Dom Orione.

O novo Diácono é natural de Bacuri dos Chaves, um lugarejo da região carolinense (Maranhão) em que se estabeleceu a família chaves. Sua vocação nasceu e cresceu num ambiente de devoção popular, fortalecida pela participação e envolvimento em pastorais e movimentos da Paróquia orionita de Filadélfia.

Em depoimento vocacional, Erenaldo narra a forte presença dos seus pais na sua vida e na sua decisão vocacional: “Recordo, ainda, com alegria a fidelidade dos meus patriarcas, sobretudo, do meu pai, Raimundo Pereira, aos seus afazeres religiosos, à sua benção todas as manhãs, os trabalhos no campo, ao vivo interesse que ainda o nutre pela transmissão da fé aos seus, ao seu espírito de honradez, a certas formas de devoção aos santos, à Virgem Maria, que alegram sua vida e servem de edificação aos seus filhos. Minha mãe, Tereza Chaves, com a simplicidade e a bondade que a acompanham ao longo de sua vida. Ela me transmite consciência, fé, um amor justo e santo pelos seus entes queridos. Sempre atarefada com a orientação da família e o cuidado do lar. Foi deles que aprendi as primeiras orações, os valores, a educação, a espiritualidade, como também, as virtudes religiosas e civis. Eles foram meus indiscutíveis mestres de espiritualidade. Assim, fui crescendo neste sereno ambiente familiar de tipo patriarcal, de costumes tradicionais, dedicados ao trabalho e à espiritualidade popular-cristã, que piamente confia na Providencia de Deus.”

Foi na Paróquia de Filadélfia que conheceu “de perto” São Luís Orione através dos seus religiosos (Pe. Carmelo di Gregório e Padre José Sebastião Barros) e religiosas (Ir. Evarista Viel e Ir. Claudia). Em julho de 2002, foi convidado pelo Padre José Wilson Portilho para visitar o seminário Pe. Pattarello em Araguaína- TO, ficando por lá alguns dias. Retornou definitivamente 2003. Em 2005 entrou no noviciado, em Brasília-DF, professando os primeiros votos em 12 de janeiro de 2006. Depois o itinerário vocacional conduziu-o até Morada Nova de Minas, MG (2006) e ao Lar dos Meninos Dom Orione, em Belo Horizonte (2007). De 2008 a 2010 estudou Filosofia em Fortaleza-CE. Em 2011 iniciou a faculdade de Teologia em São Paulo, que está concluindo em Belo Horizonte.

É o novo Diácono quem agradece: “Agradeço a Deus pelos consagrados e consagradas de nossa Congregação, a Pequena Obra, que me acolhe e a todos os confrades, amigos e familiares que durante a minha caminhada têm sido apoio e incentivo para o meu crescimento vocacional, humano e espiritual.”

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This