01 dez Equoterapia atende cerca de 130 crianças no Pequeno Cotolengo Cearense
Equoterapia atende cerca de 130 crianças no Pequeno Cotolengo Cearense
Caucaia-CE: O Pequeno Cotolengo Dom Orione Cearense fundou em 2015 o Projeto laços que libertam, através da parceria com a UNESCO via Criança Esperança. Atualmente o projeto é composto por uma equipe multiprofissional que atende cerca de 130 pessoas com necessidades especiais.
Segunda a Ande Brasil, Equoterapia é definida como um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
O movimento tridimensional fornece estímulos e impulsos cerebrais importantes para se aprender ou reaprender a andar; o movimento rítmico-balançante estimula o metabolismo, a regulação do tônus e o funcionamento dos sistemas cardiovasculares e respiratórios; o movimento em diversos tipos de terreno e mudança de sentido estimula o sistema vestibular e solicita uma adaptação constante do próprio corpo, a fim de promover equilíbrio, fortalecimento da musculatura e coordenação; a imponência e altura do animal podem desenvolver a coragem, autoconfiança, concentração e sentimentos de independência; a docilidade e o contato com o animal pode acarretar no desenvolvimento da tranqüilidade, da capacidade social e da comunicação. Portanto, o cavalo é um agente educativo e facilitador, onde juntamente com a atuação da equipe interdisciplinar favorece o aprimoramento dos movimentos/atitudes já existentes e obtenção de novos ganhos e conquistas.
Sorry, the comment form is closed at this time.