EPAJO – BRASIL SUL – “OUVIR, DISCERNIR E VIVER A MISSÃO”

EPAJO – BRASIL SUL – “OUVIR, DISCERNIR E VIVER A MISSÃO”

Aconteceu nos dias 26 a 28 de julho de 2019 o EPAJO – Encontro Provincial de Jovens Orionitas, da Província Nossa Senhora da Anunciação, Brasil Sul, em Quatro Barras, Paraná.

Com a participação de aproximadamente 250 jovens do MJO – Movimento Juvenil Orionita, vindos das várias casas da província Brasil Sul, o EPAJO foi momento especial de abertura do Ano da Juventude Orionita (junho de 2019 a junho 2020) em comemoração dos 125 anos de ordenação sacerdotal de nosso santo fundador São Luís Orione (13 de abril de 1895). Foi também tempo de reflexão do tema “Ouvir, discernir e viver a missão”, através das palestras proferidas pelo Pe. Claudinei Niedzwiecki e o jovem Eduardo, de São José dos Pinhais.

Pe. Claudinei Niedzwiecki, conselheiro provincial responsável pelo MJO conduziu todo o encontro, apoiado pela comunidade religiosa de Quatro Barras e a equipe local de organização.

Houve tempo para palestras e testemunhos, oficinas com temas específicos para a juventude e celebrações muito envolventes. Todos puderam vivenciar um clima de reflexão, oração e confraternização. Destaque especial teve o terço luminoso que passou por algumas ruas da cidade de Quatro Barras – um verdadeiro testemunho da juventude orionita em oração.

Durante o encontro foi também transmitida a todos a programação provincial para o Ano da Juventude Orionita – 2019-2020:

– Romaria Orionita em Aparecida – Outubro de 2019 com o tema do ano da juventude sob a responsabilidade da província Brasil Sul;

– Preparação de subsídios de reflexão para os meses deste ano juvenil orionita – cada coordenação local do MJO será responsável pela elaboração de um subsídio mensal, destacando vários temas orionitas e a juventude;

– Peregrinação da Cruz missionária – todas as comunidades da província receberão a visita da cruz missionária e os jovens terão a responsabilidade de levar ao conhecimento da juventude e de todo  o povo em cada localidade sobre este ano tão especial e seu tema específico. A cruz começou a peregrinação com a entrega da mesma à comunidade de Quatro Barras, sede do EPAJO. Cada comunidade ao receber a cruz missionária prepará momentos de oração e reflexão com a comunidade inteira e, em seguida, enviará a cruz para uma próxima comunidade;

– Jornada da Juventude em Tortona – Junho de 2020 – todas as coordenações locais do MJO trabalharão para enviar representantes para este encontro que marcará o encerramento do ano da juventude Orionita (junho de 2020 em Tortona).

Muita gratidão às comunidades da província que colaboraram para a participação de sua juventude. À comunidade de Quatro Barras por todo o esforço e a belíssima organização. Aos religiosos e seminaristas presentes e a toda a juventude.

Todos “sol” do amanhã…

RESPONSABILIDADE 1 – ELABORAÇÃO DOS SUBSÍDIOS MENSAIS E TEMAS

  TEMA RESPONSÁVEL
Agosto – 2019 Jovem Orionita: Quem sou eu? Cotia
Setembro – 2019 Jovem Orionita: A Palavra de Deus Siderópolis
Outubro – 2019 Jovem Orionita: Vivendo a missão Dourados
Novembro – 2019 Jovem Orionita: Conhecendo nossos santos Achiropita
Dezembro – 2019 Jovem Orionita: Um gesto concreto Guararapes
Janeiro – 2020 Jovem Orionita: Vivendo a Eucaristia Rio Claro
Fevereiro – 2020 Jovem Orionita: Vivendo a Caridade Porto Alegre
Março – 2020 Jovem Orionita: Amor pela família Curitiba
Abril – 2020 Jovem Orionita: Amor pelo Cristo na cruz Campo Grande
Maio – 2020 Jovem Orionita: Apaixonados por Maria Forquilinhas
Junho – 2020 Jovem Orionita: Fidelidade ao Papa Noviciado SJP

 

RESPONSABILIDADE 2 – PERIGRINAÇÃO DA CRUZ MISIONÁRIA

 

PERÍODO LOCALIDADE
28 de julho à 16 de agosto Quatro Barras
17 de agosto à 04 de setembro Curitiba
05 de setembro à 14 de setembro Noviciado São José
15 de setembro à 05 de outubro Forquilinhas
06 de outubro à 25 de outubro São José
26 de outubro à 14 de novembro Siderópolis
15 de novembro à 04 de dezembro Porto Alegre (Santa Tereza)
05 de dezembro à 24 de dezembro Porto Alegre (São Luis Orione)
10 de janeiro à 31 de janeiro Joinville
01 de fevereiro à 20 de fevereiro Cotia
21 de fevereiro à 12 de março Achiropita
13 de março à 01 de abril Rio Claro
02 de abril à 22 de abril Guararapes
23 de abril à 12 de maio Dourados
13 de maio à 01 de junho Campo Grande

AVE MARIA E AVANTE!!

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This