Encontro Nacional Orionita no Santuário de Aparecida 2015

Encontro Nacional Orionita no Santuário de Aparecida 2015

A Família Orionita no Brasil, como acontece tradicional e ininterruptamente desde os anos ’80, teve o seu encontro nacional no Santuário de Aparecida no dia 18 de outubro último. Participaram muitas caravanas que representavam todas as 3 províncias brasileiras orionitas, desde Porto Alegre no Estado de Rio Grande do Sul até Buritis no Estado de Rondônia. Religiosos, religiosas, seminaristas e, sobretudo, os leigos do Movimento Laical Orionita nas suas variadas identificações: membros carismáticos do Movimento, Amigos, Benfeitores e Colaboradores. Neste ano, tivemos também uma significativa participação dos nossos queridos assistidos.

 

A cada ano são muitas as motivações para a oração aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os devotos orionitas pedem, invocam proteção e ajuda, agradecem. Desta vez, o principal e mais forte motivo de agradecimento foi elevado pelas Irmãs Orionitas no Centenário de Fundação da Congregação, chamadas por Dom Orione mesmo de “Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade”. Por este motivo, uma grande representação das Irmãs estava presente, tendo à frente a Superiora Geral, Madre Maria Mabel Spagnuolo, acompanhada por duas Conselheiras Gerais, Ir. Alicja Kedziora e Ir. Bernadeth Martins de Oliveira. Uniram-se a elas as Superioras Provinciais da América Latina, acompanhadas pelas participantes dos Conselhos Provinciais provenientes da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru.

 

O encontro da Família teve início com a participação na Celebração Eucarística das 8 horas da manhã, transmitida pela TV para todo o Brasil, presidida pelo Bispo Auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, e concelebrada pelos Provinciais, Pe. Rodinei e Pe. Tarcísio, com todos os outros sacerdotes orionitas presentes. Durante a homilia, Dom Darci acolheu a numerosa e significativamente bem visível romaria orionita. Saudou as Irmãs, recordando o compromisso de fidelidade ao carisma que se expressa, como disse, no “serviço da caridade que salva”.

 

Após a celebração houve, como de costume, uma manifestação cultural e religiosa no auditório do Santuário que reuniu todos os peregrinos. Durante esta manifestação, a Ir. Maria Priscila acolheu os participantes da Peregrinação de 2015 e, de modo especial, a Madre Geral e as Orionitas que vieram de outros países. Falaram também os Provinciais e os presidentes do MLO da Província Sul e do Norte, Sr. Silvio Sulatto e Sra. Edilaine.

 

Todas estas manifestações enchem de alegria e de renovado vigor o coração dos filhos e filhas de Dom Orione. Todavia, o principal objetivo deste encontro da Família Orionita em Aparecida é realizado em cada aperto de mão e abraço, quando religiosos, religiosas e leigos que se doam nas diversas casas orionitas, espalhadas pelo imenso Brasil, se reconhecem especialmente na estampa da camiseta ornada pela imagem de São Luís Orione. Na casa da Mãe Aparecida a Família Orionita reza e agradece, invoca bênçãos e parte para mais um ano de missão e de serviço da caridade.  

 

Enfim, a tradição está mantida e as atenções já se voltam para o ano próximo: na agenda do Santuário Nacional de Aparecida já está fixada a Romaria Orionita de 2016: será em 16 de outubro, organizada pela Província Brasil Sul.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This