Encontro Internacional do Movimento Juvenil Orionita

Encontro Internacional do Movimento Juvenil Orionita

De Tortona ao mundo: Protagonistas de um sonho

Brasília – DF: Este foi o tema do encontro internacional do Movimento Juvenil Orionita, ocorrido nos dia 16 a 24 de julho em Tortona, na Itália. Participaram jovens representantes dos Movimentos Juvenis Orionitas dos seguintes países: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela, Índia, Filipinas, Síria, Costa do Marfim, Madagascar, Espanha, Albânia, România, Bielorussia, Polônia e Itália. Este encontro objetivava organizar uma metodologia prática de pedagogia orionita para a formação dos jovens. Na abertura do encontro, os superiores gerais apresentaram um panorama geral sobre o tema do encontro. Don Flavio Peloso falou da pedagogia orionita a partir do tema: “O que Dom Orione diria aos jovens”. Madre Maria Mabel Spagnuolo, por sua vez, ilustrou “como ser jovens protagonistas de um sonho”.

O congresso foi dividido em núcleos temáticos, e no primeiro núcleo refletiu-se sobre a identidade orionita. Para ilustrar este momento, foi organizado um passeio nos lugares orionitas e os jovens tiveram como atividade refletir o significado destes lugares vividos por Dom Orione. O segundo núcleo foi uma passagem da identidade à comunhão. Para conhecer Dom Orione, a sua identidade e o seu carisma é necessário o contato com pessoas que encarnam e vivam os seus ideais hoje. Outra indicação básica é conhecer a família orionita, e em comunhão com essa fazer a experiência da identidade carismática e transmiti-la. Por fim, o terceiro núcleo foi dedicado à missão orionita.

Ao beber nas fontes genuínas da Congregação, isto é, estando mais próximos de Dom Orione, os jovens puderam compreender melhor o seu carisma. Mais do que um momento de estudo e reflexão, o encontro ofereceu aos jovens um intercâmbio cultural, e com certeza puderam sentir a caridade orionita expressa nas diversas línguas e culturas. 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This