Encontro dos Secretariados de Obras e Economia, Educação e do MLO, em São José dos Pinhais

Encontro dos Secretariados de Obras e Economia, Educação e do MLO, em São José dos Pinhais

Nos dias 20 e 21 de março aconteceu na casa de noviciado, Barro Preto, São José dos Pinhais, PR, o encontro dos secretariados de Obras e Economia, Educação e do MLO.

No dia 20 reuniram-se os membros dos secretariados de Obras e Economia para refletir, todos juntos o tema BALANÇO APOSTÓLICO. Foi um momento muito rico de estudo e aprofundamento para conhecimento do que é o Balanço Apostólico e como viabilizar a sua realização em cada casa. O Pe. Claudinei Niedzwiecki falou sobre a Evangelização, buscando em documentos da Igreja e da Congregação bases para compreendermos que nossas obras obras orionitas devem ser “faróis de evangelização”, seguindo o apelo do Papa Francisco de que não devemos ser apenas ONGs, mas manifestarmos através das nossas obras o verdadeiro apostolado e serviço aos mais pobres. Este é o conceito que norteia todo o trabalho em torno do Balanço Apostólico nas obras orionitas.

A Marly Tokarski apresentou todo o projeto do Balanço Apostólico elaborado nos últimos anos pelo secretariado geral, em sintonia com as províncias. Ficou claro quais são os valores orionitas que devem permear toda ação de nossas obras, bem como os indicadores e medidores de que estamos sendo verdadeiramente orionitas em nossa missão.

Por fim, Pe. Aparecido da Silva deu as pistas de como colocar em prática ações para a concretização do Balanço Apostólico. Todos saíram do  encontro com a tarefa de criar Equipes de Animação Pastoral em nossas obras, com o objetivo de elaborar planos de trabalho e vivência do carisma para demonstrar nossa verdadeira ação apostólica em favor dos mais pobres na Igreja e no mundo.

No dia 21 foi a vez do secretariado do MLO se reunir. O encontro tratou de várias questões relativas ao movimento em cada localidade do território sul do Brasil e também deu ênfase à preparação do XXII Congresso que vai acontecer em São Paulo, na Achiropita. Tratou ainda da organização do primeiro retiro para os leigos do território sul que vai acontecer em novembro, em nossa casa de retiros no Barro Preto, em São José dos Pinhais.

Houve boa participação da nossa família carismática nos três encontros e foram momentos muito ricos de reflexão, partilha e troca de experiências. 

Deo Gratias!!

Mais imagens :

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This