Encontro dos religiosos de votos perpétuos da Província Norte

Encontro dos religiosos de votos perpétuos da Província Norte

Plenos da humanidade de Deus

Belo Horizonte-MG: Aconteceu o primeiro encontro dos religiosos de votos perpétuos da Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte nos dias 6 a 8 de setembro de 2017, em Belo Horizonte. O encontro se deu sob o seguinte tema: “A humanidade do Religioso”. De 84 religiosos da Província participaram 79.

Na noite do dia 06, após a celebração de abertura presidida pelo Pe. Jorge Henrique, reitor da teologia, Pe. Josumar dos Santos, nosso Provincial, acolheu com entusiasmo a todos os confrades e aproveitou o ensejo para falar um pouco da dinâmica da Província e suas perspectivas de futuro.

De fato, o encontro proporcionou o reavivamento humano e carismático da vocação orionita dos religiosos participantes. Por isso, podemos afirmar que foi mais que um encontro, foi um evento. Marcou em nós o fogo da Caridade fraterna entre toda a Província. Ficará, com isso, em nossa memória.

Foram dias de transfiguração da nossa humanidade, por isso, saímos mais divinizados. Tocamos a humanidade de Deus mediante a nossa humanidade. Refletimos a nossa fragilidade e, por isso, tocamos na força de Deus. Afinal, o Filho de Deus se fez homem e, portanto, frágil. Nossa vocação exige, com isso, cuidado com nossa fragilidade e com a fragilidade daqueles que Deus põe nas nossas vidas.

O tema refletido se refere à preocupação do XIV Capítulo Geral sobre a vida dos religiosos. O palestrante, padre José Carlos da diocese de Cachoeira do Itapemirim, conduziu o encontro de forma leve, profunda e pedagógica. O assessor é psicólogo, jornalista e professor de Psicopatologia e psicodiagnóstico e escritor. De maneira unanime os religiosos puderam experimentar o amor humano de Deus.

Fomos brindados com a presença do nosso Superior Geral, Pe. Tarcísio Vieira, que no último dia do encontro fez uma significativa exposição, apresentando a geografia orionita no mundo e recordou as decisões do XIV Capítulo Geral, carta magna da Congregação para este sexênio. O Superior Geral presidiu a Santa Missa de encerramento e deu oficialidade à Visita Canônica Geral em nossa Província que se estenderá até o dia 02 outubro. 

Assim, saímos do encontro para viver o evento do encontro. Formos imersos na humanidade de Deus. E isso se verifica no clima de fraternidade que pudemos viver. Deus é amor e com amor somos enviados para ser “servos de Cristo e dos pobres”. Na alegria do Deus amor sairemos as periferias sociais e existenciais. “Ave Maria e avante”!

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This