Encontro dos Párocos da Província Brasil Norte

Encontro dos Párocos da Província Brasil Norte

Todos os Párocos da Província Norte reunidos em Belo Horizonte

Nos dias 28 e 29 de janeiro, realizou-se nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providencia, em Belo Horizonte, o Encontro dos Párocos da Província Brasil Norte. Estavam reunidos 18 dos 19 Párocos da Província, juntamente com os membros do Conselho Provincial.

No primeiro dia do encontro, contamos com a presença do Ex.mo Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba, que abordou o tema “Nova Evangelização e Ano da Fé: Perspectivas pastorais para um Pároco Orionita”. Neste mesmo dia tivemos possibilidade de dar ressonância às reflexões feitas por Dom José que já completou 70 anos de sacerdócio. Na parte da tarde os Párocos delinearam algumas linhas para a elaboração de um simples Projeto de Pastoral Paroquial Orionita, a ser implementado nas Paróquias, como uma qualificação carismática da nossa presença. “Não significa elaborar um nosso projeto paroquial, como se fosse algo diferente ou diverso, que nos manteria separados e isolados de um caminho mais amplo. Nós nos apresentamos às paróquias que nos foram confiadas com a nossa sensibilidade, com o nosso realce carismático. ‘É a Igreja que nos quer como devemos ser, orionitas, nós e as nossas paróquias! – escreveu um dia Pe. Flávio Peloso – Orionitas! É para isso que existimos. O carisma é a razão e a modalidade pela qual existe a própria Congregação.”

No segundo dia do encontro, contamos com a presença de assessores do Instituto AXIS que abordaram o tema da “Gestão Administrativa e Financeira das Paróquias”, com uma especial ênfase no conhecimento das questões administrativas depois do Acordo entre a Santa Sé e o Brasil.

Duas Celebrações Eucarísticas marcaram também o nosso Encontro. Ao final do primeiro dia celebramos no Teológico, com a participação dos estudantes. No segundo dia celebramos na Matriz Paroquial, com a presença do povo. Nesta ocasião tivemos a oportunidade de agradecer a acolhida que nos foi proporcionada, sob a guia do Pe. Erli, pelos paroquianos da “Divina Providencia”.

Para conhecimento a Província Brasil Norte é composta pelas seguintes Paróquias e respectivos Párocos: Ananindeua (PA), Par. Cristo Rei, Pe. Vicente Lotte Cabral; Araguaína (TO), Par. Sagrado Coração de Jesus, Pe. Geraldo Dionizio Bazilio; Belo Horizonte, Par. N. Sra. da Divina Providencia, Pe. Erli Lopes Cardoso; Brasília, Par. São Luís Orione, Pe. José Martins dos Reis; Buritis, Par. Santa Marta, Pe. Zenildo Rosa; Caucaia, Par. São Vicente de Paulo, Pe. Bruno Rodrigues; Filadélfia, Par. N. Sra. Perpétuo Socorro, Pe. Miguel Duarte Gois; Goiania, Par. São Paulo Apóstolo, Pe. Jarbas Assunção Serpa; Goiania, Par. Rosa Mística, Pe. João de Bona Filho; Itapipoca, Par.  São Francisco de Assis, Pe. José Maria da Cunha; Morada Nova de Minas, Par. N. Sra. do Loreto, Pe. Hilário José Ferreira; Niterói, Par. São Francisco Xavier, Pe. Josumar dos Santos; Ouro Branco, Par. Santo Antonio, Pe. Ilídio Pinto Neto; Palmas, Par. Dom Orione, Pe. Paulo Cezar Fonseca; Rio Bananal, Par. N. Sra. do Rosário de Fátima, Pe. José Gódio Sobrinho; Rio de Janeiro, Santuário de Fátima, Pe. Otaviano Ribeiro de Almeida; Rio de Janeiro, Par. N. Sra. da Divina Providencia, Pe. Geraldo Majela Silva; Tocantinópolis, Par. N. Sra. da Consolação, Pe. José Vicente; Vila Velha, Par. N. Sra. dos Navegantes, Pe. Paulo César Magalhães.

PT

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This