Encontro da Pastoral Vocacional Orionita no Paraná

Encontro da Pastoral Vocacional Orionita no Paraná

 Encontro da Pastoral Vocacional Orionita no Paraná

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Aconteceu nos dias 30 e 1 de julho o encontro anual da Pastoral Vocacional Orionita da Província Sul. Coordenado pelo padre Márcio Lopes Vieira, animador vocacional, o encontro contou com a participação dos membros da PVO das cidades de São José-SC (paróquia São José), Quatro Barras-PR (paróquia São Sebastião), São José dos Pinhais (noviciado), Cotia-SP (Pequeno Cotolengo e paróquia Santo Antonio), Curitiba (paróquia Santa Quitéria e filosófico), Rio Claro-SP (paróquia N. Sra. da Saúde), Campo Grande-MS (paróquia Senhor do Bonfim) e Dourados-MS (paróquia Nossa Senhora do Carmo).

A parte formativa do encontro foi acessorada pelo padre Andre Marmelicz, CM que é reitor da Faculdade Vicentina de Curitiba e autor de vários livros de psicologia, formação e autoestima. Sua palestra foi “a autoestima do animador vocacional”, apreciada por todos. Após o almoço, tivemos a presença do Frei Ivanis, carmelita, que tratou de dinâmicas práticas da pastoral vocacional, especialmente no tocante ao acompanhamento vocacional.

No sábado à noite, após a celebração eucarística com a comunidade local, todos participaram de uma alegre festa junina nos arredores do seminário, com direito a comidas típicas e a tradicional dança da “quadrilha”.

No domingo, o diácono Osvaldir Mendes fez um resgate histórico da PVO na província, desde sua origem em 2006 até o presente, contando os avanços e desafios pelos quais temos passado, e o frutos já colhidos. Os clérigos Clayton Munhoz e Alexandre de Maman falaram de “comunicação vocacional”. Primeiramente citando o trabalho feito pela internet (portal orionitas e redes sociais), e depois da divulgação de Dom Orione através de camisetas, banners, adesivos, etc.

Padre Márcio e Irmã Rufina falaram do trabalho da animação vocacional e visita aos vocacionados, bem como da importância de se trabalhar em equipe e a importância dos leigos neste trabalho. A palavra final ficou a cargo do padre Aparecido da Silva, diretor provincial, que agradeceu a todos pelo empenho, além de traçar algumas metas para o triênio.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This