Em Roma, três jovens clérigos realizam a Profissão Perpétua, entre eles o Brasileiro André Sabino

Em Roma, três jovens clérigos realizam a Profissão Perpétua, entre eles o Brasileiro André Sabino

A celebração presidida pelo Diretor Geral Pe. Tarcisio Vieira aconteceu no sábado, 8 de maio, na paróquia Mater Dei de Roma – Monte Mario, durante a qual os clérigos André Sabino, Jean de la Croix e Kévin fizeram a profissão perpétua.
Publicado primeiro em: http://www.donorione.org/Public/ContentPage/roma_la_professione_perpetua_di_tre_giovani_chierici.asp
Os clérigos André Sabino da Província “Nossa Senhora de Fátima”, Maurice Kévin Krahiboué, costa-marfinense, da Província “Notre Dame d’Afrique” e Jean de la Croix Rakotondramanana da Delegação “Maria, Rainha de Madagascar” emitiram a profissão perpétua. Os três residem no Instituto Teológico da Congregação em Roma, onde realizam os seus estudos teológicos e, ao concluir os respectivos cursos, retornarão à pátria de origem para os compromissos pastorais.
A celebração que aconteceu na paróquia Mater Dei de Roma foi presidida pelo Diretor Geral da Obra Dom Orione, P. Tarcisio Vieira, que referindo-se ao Evangelho escolhido para a liturgia, dirigiu-se aos três clérigos dizendo: “O sentido do ato que vão realizar está contido nas palavras fundamentais e essenciais que ouvimos, a saber: caminhar com Jesus e estar com ele, na escuta da sua Palavra e na partilha da sua missão. Em breve ouviremos de vocês a profissão: «Em resposta ao amor de Deus, que me chama a seguir mais de perto a Cristo …»; palavras que expressam o desejo de ordenar a própria vida segundo o modelo da “sequela Christi”, de “estar, sempre e para sempre, com o Senhor” ».
“A profissão – continuou Pe. Vieira – será, para cada um, o momento fundante, privilegiado, em que cada um poderá falar a verdade de si ao Senhor, aceitando o convite do seu chamado e dizendo-lhe o seu  “Aqui estou”, na consciência das necessidades que esta resposta acarreta”.
Em seguida, o Diretor-geral destacou como a consagração definitiva dos três jovens a Deus é “um exemplo vivo de resposta radical à vocação divina. E é uma das mais belas experiências que se podem ter na Congregação: ver, reconhecer a ação do Senhor na vida de um jovem. De fato, conhecendo um pouco da história desses três confrades, podemos experimentar que Deus é tão grande e forte (Ele é Amor!) A ponto de encher seus corações de maneira superabundante e sem limites ”.
Para dar maior importância a este contexto, são então as palavras de Dom Orione que Pe. Tarcisio lê aos três clérigos, destacando com ênfase algumas passagens: “Com quanta alegria devemos agradecer, nesta hora tão bela, a bondade de Deus e quanta doce alegria sentimos, que ela se derrama sobre nós neste momento sagrado! Aqui [três] jovens, que deram, souberam dar aos bens do mundo o valor que eles merecem, viraram as costas ao mundo e aos bens do mundo e seguiram a voz do Senhor, uma grande voz, que para eles, uma voz que é a luz de Deus e voz divina, uma voz que os fez compreender as grandes palavras da Sagrada Escritura: “Que vantagem terá o homem se ganhar o mundo inteiro e depois perder a sua alma?” e eles, consolados pela graça do Senhor, puderam separar-se das coisas queridas, das pessoas mais amadas, para seguir o Senhor com humildade ».
«Caros confrades – conclui o Padre Vieira -, acabastes de dizer o vosso ‘Estou aqui’, pronunciado como adesão ao apelo a servir o Senhor por toda a vida na Pequena Obra da Divina Providência. Inspirado nas palavras de Dom Orione que, no seu tempo, soube responder com santidade ao chamado do Senhor, também vós pronunciaste a fórmula da Profissão Perpétua com os mesmos sentimentos e conteúdos que o nosso Fundador deu à sua consagração: «Confio na misericórdia do Senhor e nas orações (…) Para o pouco que o Senhor quiser de mim, aqui estou eu. ”
Do início ao fim da vida, para sempre: Aqui estou eu! ”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.