Em que situação a Igreja está? Para onde Ela vai?

Em que situação a Igreja está? Para onde Ela vai?

 

A Igreja Hoje; O que Deus quer nos comunicar?

 

Somos uma Igreja a caminho, inserida numa sociedade em profundas mudanças de época, no campo, político, econômico, tecnológicos, estruturais e religiosos, onde os valores são questionados, os dogmas e os paradigmas são postos em cheque. E hoje o momento em estamos vivendo e testemunhando em termos de assunto eclesial mais difundido pelos meios de comunicação é a renúncia do Papa Bento XVI, as opiniões são diversas, acaloradas, assinaladas de diversas maneiras, é preciso ter a capacidade de ter em mente qual é a fonte de tais informações, para que de fato, possamos dar credibilidade naquilo de fala, mostra e opina, para não sermos engolidos, e muito menos manipulados, pelos interesses de alguns em denegrir a imagem de Igreja.

Pois, ao olharmos para o Papa Bento XVI, sucessor dos Apóstolos, eleito pelos homens, mas assistido pelo Espírito Santo de Deus, para guiar, pastorear e servir a Igreja de Cristo peregrina no mundo é um homem humano, de idade avançada, que reconhecendo seus limites, fraqueza e cansaço, renúncia ao papado, lembrando que, papa não é sacramento, mas sim servo dos servos que em nome de Cristo serve a sua Igreja, e que pelo bem dela, na sua mais completa humildade sente que não tem mais forças para continuar a frente do rebanho. O Papa Bento XVI, percebe e tem bem claro que a Igreja hoje, requer alguém que com a força espiritual e física possa conduzi-la e remar no mar do mundo, a barca de Jesus Cristo que foi confiada  a Pedro e que continua hoje na pessoa do Papa.

Entretanto, no horizonte da fé e da esperança, não há uma crise, mas sim uma renovação de uma Igreja inserida numa época de mudanças, que também precisa se atualizar saber dar respostas concretas ao homem de hoje, e sob o olhar de Deus podemos nos questionar; O que Deus quer nos comunicar? Quais são sinais? Para que rumo devemos remar? Que ar queremos respirar? O que podemos esperar do próximo papa? Qual deve ser a mensagem da Igreja para o mundo de hoje? Procuremos com sabedoria, coragem e discernimento ouvir Deus, ele falou ontem, fala no hoje de nossa vida e continuará a comunicar-se com os homens, a sua Palavra, é atual, chama, cativa, converte, encanta, transforma e faz o novo florescer nos passos e na caminhada de nossa Igreja. 

Pe. Osvaldir Ribeiro-Religioso Orionita

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This