Em Poxoréu, um dia de campo estudantil

Em Poxoréu, um dia de campo estudantil

Dia de Campo Estudantil

Em Poxoréu, a Congregação acompanha uma creche (Lar do Menino Jesus) que tem 129 crianças inscritas na Educação Infantil e uma Escola Técnica com aproximadamente 400 alunos que frequentam vários cursos técnicos e de formação profissional. No último dia 19, sob a coordenação dos religiosos, Pe. Ademar José dos Santos e Ir. Evanildo Gomes de Oliveira, foi realizado um dia de Campo Estudantil.

 

A Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Poxoréu realizou no último dia 19 de abril, o seu II DIA DE CAMPO ESTUDANTIL, cujo tema foi: EM BUSCA DE NOVAS FRONTEIRAS, para significar que a meta desta Escola se espelha nas iniciativas de vanguarda dos produtores agropecuários deste País, que aliam novas tecnologias e pesquisas científicas.

A realização deste grande evento se deu graças à participação abnegada dos professores, funcionários, estudantes e os parceiros. O II DIA DE CAMPO foi o resultado de um trabalho cotidiano de difusão do conhecimento e de uma busca permanente por ultrapassar novas fronteiras.

Sustentadas no conceito do tema central do evento foram concebidas palestras específicas, a saber: A palestra de abertura, na grande tenda central, com o título: “Carência alimentar no mundo e produção de alimentos”, proferida pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Bettini. Ele mostrou que a cada dia a população do planeta cresce e que as áreas com potencial para produção agrícola se resume a 11% da sua superfície, levando-se em conta, também, a preservação do meio ambiente. Por isso se faz necessário produzir cada vez mais nas mesmas áreas. Isso implica maiores investimentos em recursos humanos, inovações tecnológicas e pesquisas científicas.

 Nas tendas montadas nos plantios experimentais os alunos apresentaram os trabalhos técnico-científicos realizados na Escola Técnica: Manejo de pragas nas grandes culturas, Manejo de doenças na cultura da soja, Manejo de solo em áreas de baixa fertilidade e Cuidados operacionais. Tais assuntos apresentam-se como gargalo em muitas propriedades rurais, podendo afetar negativamente o rendimento da safra e a sustentabilidade do negócio. Assim, A Escola Técnica busca aliar a geração de conhecimento técnico-científico e qualificação dos seus discentes por meio de experimentação agrícola aplicada.

Nas tendas montadas no pátio central os alunos expuseram, de forma contínua, temas como: Novo Código Florestal, Uso Correto de EPI´s, Manejo do Gado Leiteiro no Período de Seca, Higiene na Ordenha e Qualidade do Leite e Cuidados da Saúde do Trabalhador. Nesse espaço buscou-se informar e conscientizar os participantes do evento em temas de suma importância para a agronegócio sustentável.

Um evento desta natureza tem uma grande importância na formação técnica e científica dos estudantes. Eles recebem uma motivação adicional quando constatam que existe um grande interesse dos produtores, das empresas do ramo agropecuário, das escolas e do público em geral naquilo que eles estudam no dia-a-dia. Daí a razão de investir neste evento para ele se fortaleça e seja uma expressão da disciplina e da seriedade desta escola na aquisição e difusão do conhecimento.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This