Em Caucaia, a passagem da Paróquia do Tabapuá para a Arquidiocese

Em Caucaia, a passagem da Paróquia do Tabapuá para a Arquidiocese

A Paróquia São Vicente de Paulo do Parque Tabapuá (Caucaia – CE), desde 2000 sob os cuidados da Congregação, passa para a responsabilidade dos Padres da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Caucaia – CE: No ano 2000, em 25 de março, foi instituída a Área Pastoral São Vicente de Paulo, entregue então aos cuidados pastorais dos Padres Orionitas. Hoje, 5 de janeiro de 2014, a Paróquia passa para a responsabilidade dos Padres da Arquidiocese de Fortaleza. Os Padres Orionitas, por sua vez, assumem a Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Parque Potira, em cujo território está situado o Instituto Filosófico. Portanto, Pe. Bruno Rodrigues, Orionita, entregou a Paróquia São Vicente de Paulo ao Pe. Josimar (Arquidiocese de Fortaleza) que, às 19 horas, deste mesmo dia, entregará a Paróquia Nossa Senhora das Graças para o Orionita, Pe. Joaquim Oliveira da Cruz. Trata-se, na prática, de uma permuta de Paróquias.

Recordou o Pe. Bruno Rodrigues, na sua palavra: “Pioneiros na missão foram os Padres Enrico Zardoni e Remigio Corazza, chegaram e ficaram! Dois italianos, que hoje apresentam para nós, com o gesto de deixarem tudo e iniciarem uma obra do zero, o caráter e personalidade de uma Congregação que celebra os seus 100 anos de missão, iniciados no Brasil a partir da audácia proporcionada pela fé de também, três italianos. Não temos medo nem receio de iniciar uma missão e desenvolvê-la. Muitos padres e religiosos passaram pela história da Área Pastoral São Vicente de Paulo, verdadeiros padres “arretados” como se diz aqui no Ceará, cito alguns: Pe. Pedrinho, Pe. Márcio, Pe. João de Bona, Pe. Antonio Dalmasso, Pe. Carreiro, Pe. José Gódio, Pe. Edson, Pe. Amilar. Todos chegaram e assumiram uma Comunidade sempre dinâmica e souberam dar continuidade ao trabalho que receberam, e por tudo isso a Área Pastoral se tornou Paróquia São Vicente de Paulo.

A Celebração, na manhâ deste dia 5, teve a participação do povo fiel que agradecia o trabalho dos Orionitas e que acolhia o novo Pároco, Pe. Francisco Josimar de Andrade Pires. Foi presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Marcílio Jerônimo Pereira, com a participação de outros sacerdotes da Arquidiocese.

Ao final da celebração, o Provincial, Pe. Tarcísio Vieira, concluiu a “aventura missionária” da Congregação na Paróquia São Vicente de Paulo, do Parque Tabapuá, com uma palavra bíblica, certamente cara ao coração de São Luís Orione: “Somos servos inúteis, fizemos apenas aquilo que devíamos fazer!”. E acrescentou: Ave Maria e avante! O povo continuou com a oração da Ave Maria e, a seguir, recebeu a benção.

No Ano Centenário o evento da permuta das Paróquias em Caucaia nos convida, enquanto orionitas, a renovar nossa fidelidade à Igreja, mesmo às custas de algum sacrifício afetivo e efetivo. Colocamos tudo nas mãos de Deus, especialmente na Celebração Eucarística que, na sua dinâmica ritual, nos ensina a primeiro a pedir perdão, depois a agradecer, bendizendo o nome do Senhor.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This