Dom Flávio Peloso visita comunidade formativa de Belo Horizonte

Dom Flávio Peloso visita comunidade formativa de Belo Horizonte

 Dom Flávio Peloso visita comunidade formativa de Belo Horizonte

BELO HORIZONTE. A Comunidade Religiosa –  dos estudantes de teologia e filosofia de Belo Horizonte recebeu nos dias 1 e 2 de abril  a Visita Canônica do Superior Geral da Congregação da Pequena Obra da Divina Providencia , Dom Flávio Peloso, e do Ecônomo Geral, Pe. Fulvio Ferrari.  Apesar de terem sido apenas dois dias, a programação dos visitantes foi bastante intensa e proveitosa.

O dia 1, pela manhã,  foi reservado para os momentos de bate-papo sobre a revisão de vida à luz de 5 núcleos do XIII Capitulo Geral: fontes, relações, ministérios, vocações, novas fronteiras.  As atividades deste dia foram concluídas com a solene celebração Eucarística de Ramos, na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providencia, Bairro Pampulha, presidida por Dom Flávio e concelebrada pelos demais padres da comunidade.

No segundo dia da visita, o superior geral encontrou-se novamente com a comunidade dos estudantes. O Projeto pessoal, o uso do projeto comunitário, a relação religiosos-comunidade-obras, o projeto apostólico e Pastoral juvenil, foram os assuntos de centralidade deste encontro. Após a explanação detalhada destes projetos à luz do documento final do 13º Capitulo Geral pelo Dom Flávio, e sobre o rumo que ele segue atualmente, todos sentiram que o mesmo vem sendo um grandíssimo desafio para a Congregação e para todas as pessoas envolvidas.  Sentiram também o quanto é necessário crescer ainda mais na fé e na confiança em nosso Deus e na divina providência, que chama continuamente  a todos para socorrer e promover  a dignidade dos mais fracos e injustiçados. Hoje, nessa comunidade, mais um desafiador convite foi lançado: “traçamos em nós o sinal da CRUZ e nos lancemos nesse novo tempo”, declarou Dom Flávio.

Os “bons dias”, os “boa tardes”, as “refeições”, as “orações”, as “celebrações”, o “momento de lazer”,  as “conversas comunitárias e pessoais ”, desses dois dias foram realizados pelos nossos visitadores, Dom Flávio e Pe. Fulvio, que  falaram sobre o Carisma e a Espiritualidade contemporânea de São Luis Orione que animam a missão da Congregação. De uma forma muito especial, foram enaltecidas a seriedade e a dedicação com que os religiosos se entregam à missão apostólica na paróquia. Também foi elogiado o esforço na consecução do projeto pessoal e comunitário, que já está em execução e começa a produzir os primeiros frutos de diligência pessoal e de conjunto.

A Visita Canônica encerrou-se com um encontro comunitário nessa tarde (2 de abril). No mais profundo dos corações de cada um dos participantes não faltaram motivos para render profunda ação de graças a Deus por estes dois dias tão breves, mas de intensa convivência, de encontro e aproximação dos corações.  Não obstante  os grandes desafios da atualidade secularizada que hoje a Congregação  é chamada a abraçar este momento de encontro e convivência muito concorreu para que a chama do ardor missionário e evangelizador de cada membro se transforme agora numa grandíssima labareda da caridade que arde nosso peito de amor pelo carisma e missão idealizados e vividos pelo tão caro fundador, São Luis Orione.

Que Deus nos conceda acolhermos abundantemente os frutos desta visita. Por tudo isso, demos graças á Deus!

 

Erenaldo Chaves

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This