Discurso da Madre Geral no encerramento do encontro dos Conselhos

Discurso da Madre Geral no encerramento do encontro dos Conselhos

 Discurso da Madre Geral no encerramento do encontro dos Conselhos

ROMA. Dia 15 ultimo dia do Encontro dos Conselhos Provinciais. A Superiora Geral, Madre M. Mabel Spaguolo, dirigiu-se aos Conselhos Provinciais com suas ultimas palavras nas quais recordava que: Como Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, somos fortemente chamadas a viver com grande lucidez espiritual e apostólica o tempo presente. Ë urgente que a nossa vida Religiosa Orionita tome uma nova “forma histórica“ para doar á Igreja e ao mundo a vitalidade profética do nosso carisma. Porém argumenta a Madre M. Mabel: esta nova “forma histórica” em outras palavras “novo estilo”, começa a partir de cada uma de nós, de cada Pequena Irmã Missionária da Caridade. Ë uma responsabilidade pessoal não delegável. Se eu  aqui e agora começo a viver de modo diferente o “novo estilo” já começou a nascer.  

A Superiora geral prosseguiu recordando que “quem é chamada a animar e guiar os outros, é a primeira chamada a viver coerentemente. Jesus veio ensinar-nos como se “ama” até as ultimas consequências, mas depois de nos dizer com palavras Ele nos disse com a sua vida. Nos amou até o fim e se entregou por amor. A nossa e vossa verdadeira e única palavra sobre o “novo estilo”de vida, precisa ser vivida na verdade, na bondade e na beleza do amor de Deus em nós, esse amor só se atinge em Cristo e com Cristo. Madre M. Mabel destacou a modalidade de exercitar hoje o serviço de autoridade: deve ser caracterizado da credibilidade , empatia e cortesia. Em seguida  concluiu sua fala com as palavras de Dom Orione ”As Superioras devem ser tal que não só trabalham dia e noite pelo Instituto, mas no exercitar a sua autoridade sejam mais que pais e mães, de tal modo que não sejam um peso mas um conforto, uma autoridade toda espiritual, dulcíssima”(Cont. 143).

Após o  encerramento do encontro, Madre M. Mabel reuniu as superioras provinciais, enquanto o Sr. M. Bernadeth M. de Oliveira realizou uma reunião com as Conselheiras responsáveis pelo MLO e do Centenário do PIMC. O dia terminou com uma recriação alegre.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This