Construção da quadra poliesportiva no Lar dos Meninos Dom Orione em BH

Construção da quadra poliesportiva no Lar dos Meninos Dom Orione em BH

Construção da quadra poliesportiva no Lar dos Meninos Dom Orione em Belo Horizonte

O Lar dos Meninos Dom Orione, com sede na Av. Dom Orione, 187, Bairro São Luiz – Pampulha – Belo Horizonte – MG, acolhe atualmente 286 (duzentos e oitenta e seis) crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, em Regime de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, denominado Projeto Meu Lar, oferecendo-lhes oportunidades de práticas saudáveis na sua vida cotidiana. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Escola Municipal Dom Orione, escola em tempo integral, oferece reforço escolar, lazer e esporte, natação, aulas de violão e percussão, capoeira, passeios culturais, brinquedoteca, hora da leitura, alimentação no espaço da escola, além de contribuir, efetivamente, para o aprimoramento educacional dos menores.

A quadra poliesportiva é, sem dúvida, um recurso do Lar que promove grande interesse e inclusão dos assistidos. Porém, sua utilização foi prejudicada desde o sinistro ocorrido durante o vendaval de 29/12/2011. Naquele fatídico dia, durante uma das piores chuvas já registradas em Belo Horizonte, acompanhada de ventos fortes que causaram inúmeros estragos a edificações e vias públicas da região. O Lar dos Meninos Dom Orione infelizmente foi um dos atingidos.

Os estragos foram concentrados na quadra poliesportiva, cuja cobertura e pilares de sustentação sofreram perda-total, caindo sobre o piso, seguidos por queda de árvores no pátio e destruição parcial do sistema de aquecimento solar. Felizmente, o vendaval ocorreu em um momento em que não eram desenvolvidas atividades no local, não havendo feridos. Todavia, os estragos foram muito severos, conforme indicado nas fotos em anexo, e por um considerável tempo o Lar não teve perspectivas de propor sua recuperação, devido à indisponibilidade de recursos financeiros.

Todavia, a direção do Lar dos Meninos acredita que esta história começou a mudar no final de 2014, quando foi desenvolvida intensa campanha de divulgação no Programa AI6% da Cemig e outras empresas, nos meses de Outubro a Dezembro, visando a captação de doações a partir da destinação do imposto de renda dos empregados e da empresa, repassados através do Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FMDCA/BH a qual agradecemos o empenho na liberação deste recurso.

A campanha obteve grande êxito, com uma captação de doações de Imposto de Renda destinada ao Lar dos Meninos Dom Orione, possibilitando a Direção do Lar, juntamente com outras campanhas, doadores, apoiadores e demais voluntários, apresentar o presente Plano de Ação, em caráter de excepcionalidade, para recuperação da cobertura da quadra poliesportiva. Entendemos o ano de 2015 é uma oportunidade única para alcançar este objetivo.

Com a colaboração de uma grande equipe de voluntários: engenheiros, advogados, arquitetos, pessoas da comunidade, empresas parceiras, funcionários e religiosos a qual denominamos Conselho de Obra, no dia de hoje foi concretada a primeira etapa das fundações, as estacas.

Muito trabalho está programado a frente, enviaremos sempre as fotos das etapas para deixar registrado o belo trabalho que está sendo realizado em prol das crianças que frequentam este espaço que ficará mais saudável e belo.

Pe. Rezende – Diretor do Lar dos Meninos Dom Orione

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This