Congresso internacional de formadores orionitas

Congresso internacional de formadores orionitas

Congresso internacional de formadores orionitas

 

ITÁLIA: Desde o dia 04 de novembro, os formadores orionitas, provenientes de 14 países, estão reunidos em Montebello, Itália, para  um Congresso Internacional  de Formação ao Carisma. Neste encontro estão presentes cerca de 30 formadores das várias nações orionitas. Participam também 2 irmãs orionitas. o Brasil está representado pelos formadores das duas províncias: Província Norte: Pe. Celmo Coelho – Reitor do Teológico em Belo Horizonte, Pe. Joaquim Oliveira – Vice reitor do Filosófico e Caucaia-CE, Pe. José Wilson – Mestre d enoviços em Brasília e da Província Sul, o Pe. Marialdo – Reitor do filosófico em Curitiba. 

Num clima de família, a programação prevê reflexões e troca de experiências sobre alguns temas formativos à luz do carisma orionita e por fim, um passeio em Tortona e Gênova, lugares onde esteve Dom Orione.

No primeiro dia do congresso, o Superior Geral, Don Flavio Peloso e o Conselheiro Geral responsável pela formação, Pe. Freitas, deram as boas vindas aos participantes e introduziram o tema sobre a Formação ao Carisma. Em seguida, foi feita  a apresentação dos congressistas, que partilharam a realidade da formação orionita nas respectivas nações. Na parte da tarde, o vigário geral, Don Achille Morabito, apresentou o tema: “Don Orione, modelo de formador orionita”.

Na manhã do dia 06 de novembro, a Missa foi celebrada em memória dos mártires orionitas da Espanha, Pe. Riccardo Gil e Postulante Antônio Arrué, exemplos ilustres da escola de santidade aberta por Don Orione.  

A jornada foi dedicada à “Formação à vida de família em Cristo”; o tema foi apresentado pelo Superior Geral. Na parte da tarde, os grupos se reuniram e partilharam as experiências, dificuldades e escolhas para colocar em prática a “formação à vida de família em Cristo”. Dos trabalhos em grupo, surgiram  alguns pontos em comum que depois foram apresentados em plenário.  

P.G.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This