Congresso Internacional das Obras de Caridade Orionita

Congresso Internacional das Obras de Caridade Orionita

Congresso  Internacional Orionita das Obras de Caridade

Religiosos e leigos das duas províncias brasileiras participam deste Congresso 

Brasília. Desde o dia 23 de outubro, acontece na Itália o Congresso Internacional das Obras de Caridade. Participam deste evento cerca de 120 religiosos e leigos provenientes das diversas realidades do mundo orionita.  Don Eldo Musso, Conselheiro Geral responsável pelas obras caritativas e educativas, apresentou, na celebração de abertura, o espírito e a finalidade desta assembleia. O Congresso é um momento importante do caminho da Congregação na qualificação carismática e apostólica das obras, a fim de que sejamos sinais da Providência de Deus, da caridade da Igreja, “faróis da fé e da civilização” mesmo diante das mudanças no cenário eclesial, social, político e econômico.

O Superior Geral, Don Flávio Peloso, em sua reflexão sobre o tema: “A atualidade social e eclesial estimula a profecia do carisma orionita”, sublinhou 7 desafios principais que provocam uma nova inculturação do carisma em três direções: “ rumo à novas obras segundo os novos tempos, rumo às novas modalidades de trabalho, rumo à nova identidade e formação daqueles que trabalham”.

O Prof. Roberto Franchini, Responsável pela formação e projeção das Obras orionitas na Itália, ilustrou três instrumentos principais que a Congregação adotou para qualificar as obras e o seu testemunho: o conselho de obras, o apostolado na  gestão e a formação dos funcionários.

Dom Francesco Soddu, Diretor da Caritas Italiana, ilustrou experiências e modalidades da ação em ato na Igreja italiana em resposta às novas pobrezas. “A caridade – afirmou Dom Soddu – não é somente efeito da evangelização mas é também a sua causa”.

Se respira nas palavras, nas experiências e no tom de diálogo dos congressistas que hoje a caridade e as obras de caridade são uma grande chance para o crescimento humano e religioso neste confuso mundo hodierno.  

“Diante das ameaças à vida dos mais frágeis (vida nascente, limitada, doente, pobre socialmente e economicamente) – afirmou Don Flavio -, somos desafiados a viver e propor o humanismo evangélico, reconhecido da razão e confirmado pela fé, e que Dom Orione viveu e transmitiu. Don Orione nos transmitiu não somente a ‘Verdade na caridade’ (Ef 4,15) mas ainda a ‘Caridade na Verdade’, muitas vezes afirmada por Bento XVI como profecia eficaz para os tempos atuais. Somente unidas, caridade e verdade, se acreditam reciprocamente no atual contexto social e cultural que relativiza a verdade, a opinião e reduz a caridade a sentimentalismo. ‘Somente a verdadeira caridade salvará o mundo’”.   

No dia 24 o tema foi sobre a relação entre caridade e nova evangelização. No período da tarde, os congressistas fizeram uma pausa para visitar o lugares por onde Dom Orione viveu.  No dia 25, retomaram os estudos refletindo os seguintes temas: Religiosos e leigos orionitas nas obras de caridade e a educação do homem nascente no horizonte da nova evanelização. O evento prossegue até domingo, dia 26 de outubro.

P.G. (fonte www.donorione.org)

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This