CONGRESSO DOS GRUPOS DE ESTUDOS ORIONITAS SEGUNDA JORNADA

CONGRESSO DOS GRUPOS DE ESTUDOS ORIONITAS SEGUNDA JORNADA

Depois de um primeiro dia fecundo e apreciável, vivemos a segunda jornada do Congresso do GEO, com o tema “Com Cristo, sempre jovens” (Dom Orione). O grupo formado pelos representantes dos vários países onde está nossa Congregação está presente e tem um grupo de estudos organizado ou em processo de formação.

O dia se iniciou pela manhã com a Ceia Eucarística coparticipada com a comunidade local da Cúria Geral. No primeiro período da manhã, tivemos a apresentação do GEO-Brasil, feita em três momentos: 1º – A identidade dos jovens na perspectiva psicoantropológica, apresentada pelo Prof. João H. Hansen; 2º – O vulto da realidade juvenil: um olhar sociológico, com explanação do  Pe. Francisco Alfenas e 3º – A comunicação dos jovens: internet como ambiente cultural e antropologia juvenil, proposto pelo Pe. Antônio S. Bogaz.

O material fundamental apresentado é resultado da pesquisa e elaboração dos componentes do GEO-BRASIL e a apresentação em “prezi” elaborada pelo Victor Gabriel. O trabalho foi acolhido com entusiasmo, sobretudo pelo conteúdo bastante rico e as apresentações muito dinâmicas.

Na período vespertino, Pe. Giuseppe Vallauri e Pe. Sérgio Santos apresentaram o Arquivo Dom Orione, que se situa no prédio de São Felipe. Foi apresentada a estrutura e os vários setores do Arquivo e os trabalhos de conservação e pesquisas, para toda Congregação.

Seguiu-se a partilha das experiências dos Grupos de Estudos das várias províncias e suas publicação, assim que o GEO Brasil pôde apresentar seus últimos trabalhos, entre eles os opúsculos São Luís Orione: um coração missionário e Consagração religiosa: mística, orioninidade e atualidade dos conselhos evangélicos. Apresentamos ainda o libelo biográfico Nossos Santos: a caminho do altar. Foram acolhidos com grande interesse pelos integrantes do Congresso.

Terminada a jornada com as orações da Véspera e jantar.

 

Roma, 04 de junho de 2019

 

Prof. João H. Hansen – Pe. Francisco Alfenas – Pe. Antônio S. Bogaz

Representantes do GEO Brasil no  Congresso

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This