CONGRESSO DO MOVIMENTO LAICAL ORIONITA – BRASIL SUL – Maio de 2019

CONGRESSO DO MOVIMENTO LAICAL ORIONITA – BRASIL SUL – Maio de 2019

“Família Orionita: instaurare omnia in Christo!”

Este foi o grande grito do último final de semana – 24 a 26 de maio de 2019 – quando, em Guararapes, SP, aconteceu o Congresso Anual da Família Carismática Orionita – Brasil Sul.

Foi um momento muito especial da família orionita, onde estavam presentes mais de 500 pessoas vindas de todas as comunidades religiosas que compõem o territorial sul do MLO no Brasil.

Presentes também várias irmãs orionitas, leigas consagradas do Instituto Maria de Nazaré, religiosos, padres, noviços e seminaristas.

Em torno do tema “Família Orionita: instaurare ominia in Christo”, pode-se refletir e aprofundar o fascinante desafio do carisma e da obra de São Luís Orione para todos nós – família orionita.

Todas as comunidades se prepararam antecipadamente e fizeram suas apresentações em torno do tema. Músicas, teatros, contribuições… Cada dinâmica ajudou a termos uma visão bastante clara do que São Luís Orione espera de nós, seus filhos, para restaurar todas as coisas em Cristo.

O congresso contou ainda com a brilhante participação do Pe. Osvaldir Riberiro (orionita) e da Sra. Maria Lurdete Da Boit Bez Birolo, com uma bonita exposição sobre o tema do Congresso. Se quisermos resumir em poucas palavras o que ambos frisaram, podemos recordar: “fazer o bem sempre é uma escolha de cada dia. A decisão deve ser nossa, diante de cada situação que enfrentamos no dia a dia. Ser orionita é encarar o carisma do fundador e tomar a decisão em todos os momentos, todos os dias, por fazer o bem, por amar sem distinção e por deixar a caridade e a misericórdia brotarem de nossos corações em cada ação que fazemos”.

O congresso deixa a todos uma grande responsabilidade: o que fazer depois de tudo que ouvimos e vivemos lá em Guararapes? A nossa missão de família carismática orionita está em nossas mãos… Vamos viver o que aprendemos.

Parabéns à comunidade religiosa de Guararapes: Pe. José Silva de Paiva, Pe. Marcelo De Menech Machado, Pe. Gilberto Silva, Cl. Alisson  Colombo, Nov. Marcio Gonçalves,Ir. Isabel M. Medeiros, Ir. Mirtes, Ir. Maria dos Anjos!!!

Parabéns e Obrigado aos amigos do MLO local: Carlinhos e Sheila (coordenadores) e toda a equipe envolvida nos trabalhos (mais de 150 pessoas – muitos jovens). Foi tudo maravilhoso.

Obrigado ao MLO de São José, Santa Catarina, por aceitarem o desafio e a tarefa de acolherem o Congresso do MLO Sul, já programado para maio de 2020.

“Ave Maria e Avante!”

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This