Concluiu-se o VI Capítulo dos Orionitas da Província Norte

Concluiu-se o VI Capítulo dos Orionitas da Província Norte

CONCLUIU-SE O VI CAPÍTULO DOS ORIONITAS PROVINCIAL DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – BRASIL NORTE

Brasília: Hoje, dia 21 de novembro de 2015, foram concluídos os trabalhos do VI Capítulo Provincial da Província Norte. Ontem tivemos a eleição dos Delegados, praticamente o último ato do Capítulo provincial. Foram eleitos os nossos representantes: Pe. João de Bona Filho, Pe. Zenildo Rosa, Pe. Ademar José dos Santos e, como Suplente, Pe. Edson de Oliveira da Silva. 

Com uma solene liturgia, o Capítulo iniciou-se no dia 17 de novembro, terça-feira à noite. Então, nós imploramos a proteção da Santíssima Trindade e nos entregamos confiantes à intercessão materna de Nossa Senhora, com a plena certeza de sermos amparados, durante este evento, pela assistência de nosso Pai Fundador, São Luís Orione.

Foi o VI Capítulo da nossa Província. É bom fazer memória dos outros Capítulos da nossa recente história:

– I Capítulo Provincial foi realizado em Valença de 9 a 12 de setembro de 1986, presidido pelo Pe. Giovanni Valdástico Pattarello.

– II Capítulo Provincial, em Valença, de 28 a 31 de janeiro de 1992, presidido pelo Pe. Antonio Lemos Gonçalves.

– III Capítulo Provincial, em Brasília, de 28 a 31 de outubro de 1997, presidido pelo Pe. José Carlos dos Santos.

– IV Capítulo Provincial, em Brasília, de 2 a 5 de dezembro de 2003, presidido pelo Pe. Enemésio Angelo Lazzaris. 

– V Capítulo Provincial, em Brasília, de 17 a 20 de novembro de 2009, presidido pelo Pe. João Inácio Assis Gomes.

O Capítulo Provincial, como sabemos, tem objetivos bem precisos, indicados pelas nossas Constituições e Normas, e está intrinsicamente unido ao Capítulo Geral. De fato, rezam as nossas Constituições: “O Capítulo Provincial é convocado… em preparação ao Capítulo Geral e é celebrado pelo menos seis meses antes da sua realização” (cfr. Art. 199). Deste modo, o Capítulo Provincial só existe em função do Capítulo Geral que, neste caso, será celebrado em Montebello della Bataglia, de 16 de maio a 5 de junho do próximo ano, com o tema “Servos de Cristo e dos pobres”. Todavia, esta sua razão de ser instrumental, “em função de”, não o diminui, pelo contrário qualifica-o como “um momento de particular importância para a vitalidade espiritual, religiosa e apostólica da Província”.

Ao celebrarmos um evento tão significativamente vinculado ao Capítulo Geral foi muito expressiva a presença de dois religiosos da nossa Província que, pelas funções que exercem na Cúria Geral participarão “por direito” do Capítulo em Montebello della Bataglia. Agradecemos muito a presença do Pe. João Batista de Freitas e do Pe. Jorge Henrique Rocha. Em particular, Pe. Freitas veio em nome do Superior Geral, Pe. Flávio Peloso, e do seu Conselho, para nos colocar em comunhão com o caminho de preparação capitular.

Deste Capítulo participaram 14 religiosos eleitos, mais 7 membros do Conselho Provincial, totalizando 21 religiosos. Ao nosso grupo se uniram no dia 19 alguns convidados. O Cl. Benedito Rocha Magalhães, estudante do primeiro ano de Teologia, enriqueceu a representatividade do nosso Capítulo ao trazer a voz dos religiosos de votos temporários. Tivemos também a participação da Ir. Maria Angelina Batista, Orionita, cuja presença tornou ainda mais vivo o sentimento de unidade da família. Os outros convidados foram leigos ligados às nossas Casas. A Sra. Edilaine Carvalho Vilela veio como representante do Movimento Laical Orionita, dado que é a Coordenadora Regional. A Sra. Patrícia da Cruz Oliveira e o Sr. Fábio Lopes são leigos particularmente atuantes em nossa Província. E, finalmente, a jovem Mariangela Cunha que está bastante engajada no Movimento Juvenil Orionita.

Enfim, já é hora de agradecimentos. Que Maria Santíssima, a Celeste Fundadora, e Dom Orione, com os nossos Santos de Família, intercedam junto a Deus para que possamos colocar em prática, com sabedoria e entusiasmo, as decisões que foram tomadas.

Ave Maria e Avante!

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This