Caravanas se preparam para a Peregrinação da Gratidão em Mar de Espanha

Caravanas se preparam para a Peregrinação da Gratidão em Mar de Espanha

Últimos preparativos para a Peregrinação da Gratidão, em Mar de Espanha, no dia 16 de março.

 

“A Pequena Obra no Brasil é mardespanhense!” Com este slogan foi anunciada, em 2 de janeiro de 2014, exatamente no Centenário da Chegada dos Primeiros Missionários Orionitas em Mar de Espanha, a realização da Peregrinação da Gratidão à cidade e ao povo que acolheu, por primeiro, no Brasil a chama do carisma missionário enviada pessoalmente por Dom Orione.

A ideia da Peregrinação nasceu primeiro como uma iniciativa das Comunidades do Estado do Rio de Janeiro, mas depois foi se alargando e a Província Brasil Norte estendeu o convite a todas às suas Comunidades e também às duas Províncias brasileiras, Brasil Sul e Irmãs. Se Deus quiser, teremos representantes de várias partes do Brasil Orionita. Prevê-se que não faltará nem mesmo a significativa representação daqueles que estão geograficamente mais distantes. Basta dar uma olhada na lista das inscrições.

Pe. João Batista de Freitas será o representante do Superior Geral e do seu Conselho em nossa Peregrinação. Significativamente, no domingo dia 9 ele participará das comemorações da partida dos primeiros missionários em Genova e, no domingo seguinte, participará das comemorações da chegada em Mar de Espanha.  

Iremos a Mar de Espanha para agradecer o povo que deu cidadania ao sonho missionário de São Luís Orione e para celebrar no Santuário “Nossa Senhora das Mercês”, o mesmo onde celebraram os nossos primeiros e especialmente nosso Pai Fundador.

A Peregrinação se realizará da seguinte forma: nós nos encontraremos na cidade, seremos acolhidos na entrada, onde está o busto de Dom Orione, e depois no Ginásio de Esportes; faremos uma pequena caminhada pelas ruas, com algumas paradas significativas para “ouvir” Dom Orione, rezar e cantar; celebraremos a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora das Mercês, almoçaremos e visitaremos os “lugares orionitas”. É este o sentido: desfilar nossa Orioninidade pelas estradas de Mar de Espanha. Depois, um bonito “Ave Maria e Avante!” para os próximos cem anos e mais.

A ocasião certamente merece tanta festa. É praticamente a nossa única manifestação no Centenário como Família Orionita. Desejamos que seja mesmo um grande encontro de família para o qual estão convidados também ex-alunos, amigos, benfeitores e familiares dos religiosos e religiosas.

Eis as caravanas já inscritas (até 6 de março):

Caravana

Responsável

Nº de Peregrinos

Ananindeua – PA

Pe. Vicente Lotte

15

Araguaína – TO

Nisse

2

Belo Horizonte – MG

Maria do Carmo

92

Brasília – DF

Celmar

10

Caucaia – CE

Adamir Ferreira

4

Família Freitas (JF) – MG

Luciana

8

Goiânia – GO

Pe. Márcio

20

Juiz de Fora – MG

Luciano Soares

102

Niterói – RJ

Maria Graça

43

Ouro Branco – MG

Dagmar

50

Palmas – TO

Pe. José Noleto

2

Rio Bananal – ES

Pe. José Gódio

43

Rio de Janeiro (Fátima)

Pe. Otaviano

92

Rio de Janeiro (JB)

Pe. Magno

60

Santos Dumont – MG

Ir. Janete

14

São Paulo – SP

Irmãs Orionitas

5

Teológico – MG

Pe. Celmo

14

Valença – RJ

Frei Rogelino

43

Vila Velha – ES

Mariinha Braggio

19

Total de peregrinos inscritos

638

 

Para concluir algum aviso prático:

– Aos Sacerdotes: Para a Concelebração Eucarística, levar túnica e estola roxa (2º domingo da Quaresma).

– O “uniforme” do dia é vestir a “camisa orionita”; portanto, todos com distintivos orionitas. Pede-se às caravanas que levem bandeiras da Congregação e, se possível, também do próprio município.

– Na entrada da cidade de Mar de Espanha, no busto de Dom Orione, os jovens acolherão as caravanas.

– Após o almoço, estão previstas algumas visitas guiadas aos “lugares orionitas”.

– Equipe de organização: Pe. Edson de Oliveira da Silva (edsonpodp@gmail.com); Pe. Magno Guilherme Angeli (magnoangeli@bol.com.br); e. Geovani dos Santos Pereira (secprovbrnorte@gmail.com).

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This