Capítulo: Tempo de graça para ouvir os apelos do Espírito

Capítulo: Tempo de graça para ouvir os apelos do Espírito

 

De 9 a 12 de novembro de 2021, a Província Nossa Senhora de Fátima (Brasil Norte) celebrou o seu VII Capítulo Provincial, em preparação ao XV Capítulo Geral, que acontecerá na Itália, de 31 de maio a 18 de junho de 2022. 

O evento, organizado pelo Conselho Provincial, contou com a participação de 17 delegados, eleitos por nossas comunidades, muitos dos quais participavam do Capítulo pela primeira vez. Fortalecendo os vínculos que nos unem como família carismática orionita, tivemos a alegria de contar com a presença dos seguintes convidados: 

– Ir. Maria Eva de Paula Souza (Superiora Provincial das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade); 

– Maria Aparecida Maia Dourado (Coordenadora territorial do MLO); 

– Mariângela Cunha (Coordenadora territorial do MJO); 

– Cl. Rayan Eleotério Brozzeghini (Representante dos estudantes de Filosofia) e

– Cl. Júnior Silva Alencar (Representante dos estudantes de Teologia).

 

O Capítulo dia a dia:

Na noite do dia 19 de novembro, o Superior Provincial, Pe. Josumar dos Santos, abriu oficialmente o Capítulo, falando de sua importância histórica e carismática para a vida da Província. Seguiu-se a celebração de abertura, na qual os capitulares tiveram a oportunidade de refletir sobre sua própria caminhada, à luz do Evangelho dos discípulos de Emaús (Lc. 24, 13-35). Particularmente significativo foi o momento da convocação, em que após ouvir seu próprio nome, cada capitular, pode responder como o profeta Isaías, “Eis-me aqui” (Is. 6,8). A celebração de abertura se encerrou com uma bela encenação dos noviços sobre o eloquente texto de Dom Orione: “Almas e Almas”.

A manhã do dia 20 de novembro foi dedicada à apresentação do relatório do Padre Provincial sobre o estado espiritual, moral e apostólico da Província, bem como do Ecônomo sobre a dimensão administrativa. Em seguida, cada conselheiro provincial teve a oportunidade de apresentar as atividades desenvolvidas por suas pastas nos últimos anos. A manhã se encerrou com um momento de ressonância na assembleia. 

No período da tarde, iniciaram-se os trabalhos em grupos, para acolher e sintetizar as contribuições das comunidades, a partir dos três núcleos de reflexão apresentados pelo Conselho Geral: identidade, comunhão e missão. Ao final do dia, os capitulares tiveram a oportunidade de oferecer as alegrias e esperanças de nossa Província ao Senhor, na Celebração Eucarística que foi presidida pelo Pe. Josimar Felipe da Silva.

No segundo dia do Capítulo – 11 de novembro – prosseguiram os trabalhos em grupos na primeira parte da manhã. Após o cafezinho, deu-se início à apresentação de cada grupo, que foi enriquecida com as observações da assembleia. Em seguida, foi dado um tempo adicional para que cada grupo pudesse melhorar a redação do texto. Antes, porém, foi feito um caloroso agradecimento aos convidados,  pela contribuição que cada um trouxe ao Capítulo Provincial. 

No período da tarde, os capitulares voltaram a se reunir em sala, para votar as proposições que seriam enviadas ao Capítulo Geral, bem como as que seriam indicadas para a Província. Encerramos o dia com a celebração da Eucaristia, presidida pelo neo sacerdote Pe. Rogelino Oliveira Quirino, seguido de um saboroso jantar de confraternização, oferecido pela comunidade do Instituto Dom Orione, de Brasília.

O dia 12 de novembro se iniciou com a Santa Missa, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Josumar dos Santos. Após o café, os capitulares retornaram à sala de reunião para avaliar o Projeto global da Província, estabelecendo as prioridades a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo. 

A última parte do Capítulo foi dedicada à eleição dos delegados ao XV Capítulo Geral, que obteve o seguinte resultado:

1º Delegado: Pe. Pedro Jr. Pereira Vila Nova

2 º Delegado: Pe. Jorge Henrique Rocha

3 º Delegado: Pe. Josimar Felipe da Silva

4 º Delegado: Pe. José Carlos de Rezende

O Diretor Provincial parabenizou a cada um dos delegados e agradeceu a participação de todos os capitulares, bem como pelo clima sereno e fraterno, que muito ajudou na condução dos trabalhos e na tomada de decisões. 

Por fim, convidou a todos para render graças ao Senhor pelas bênçãos concedidas à nossa Província religiosa, entoando o cântico do “Te Deum”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.