BRASIL SUL: ENCONTRO VIRTUAL DOS ESTUDANTES E TIROCINANTES

BRASIL SUL: ENCONTRO VIRTUAL DOS ESTUDANTES E TIROCINANTES

Neste dia 07 de julho, o diretor provincial da província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul, Pe. Rodinei Thomazella e o vigário provincial e responsável pela formação, Pe. Luiz Antônio Miotelli, promoveram mais um encontro virtual com todos os clérigos (estudantes, tirocinantes e erimita) da província.
Foi um encontro muito descontraído e bem participativo. Estavam presentes os religiosos do Brasil e de Moçambique (destes últimos, alguns em Costa do Marfim e outros na Itália).
O encontro foi iniciado com a oração da Ave-Maria, rezada nas diversas línguas que permeiam a vivência dos nossos religiosos do Brasil Sul (italiano, francês, ronga, crioulo e espanhol), e foi marcado pela partilha entre todos, de suas experiências mais significativas neste momento da caminhada. Destacou-se o enfrentamento da COVID-19, dado que em algumas das comunidades, alguns religiosos tiveram teste positivo para a infecção do coranavírus.
DESTAQUE – a participação de vários padres e religiosos que entraram na reunião para uma breve palavra de incentivo: o nosso superior geral, que está em visita canônica na Albânia e juntamente com um clérigo albanês, deixaram palavras de incentivo; o Pe. Aléssio Capelli da comunidade de Bérgamo, na Itália; o Pe. Jean Baptiste, provincial da província Africana “Notre Dame D’Afrique”; Pe. Aparecido da Silva; Pe. Edson; Dc. Tiago; e Pe. Paulo Sergio.
O nosso superior geral deixou uma mensagem de encorajamento e entusiasmo a todos. A ele nossa gratidão pelo carinho da participação.
Depois de todos os clérigos terem a oportunidade de falar de suas experiências e fazerem perguntas uns para os outros, o Pe. Luiz Miotelli deixou uma mensagem formativa, trazendo os ensinamentos do Papa Francisco, ligando os temas do nosso último capítulo geral, destacando o valor da pessoa do religioso em sintonia com as dimensões da espiritualidade e missionariedade orionita.
No final o diretor provincial, Pe. Rodinei Thomazella, concluiu o encontro com palavras de animação e convidou a todos a manterem a prudência e todos os cuidados, mas com a coragem e ousadia orionita: encontrar o jeito de amar e servir os pobres, enfrentando o medo com a esperança e o cuidado necessário em meio à pandemia.
Avante sempre no bem! Valeu a participação de todos.

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This