Brasil Norte: Santas Missões Populares em Tocantinópolis marcam as comemorações dos 70 anos da presença orionita no Tocantins

Brasil Norte: Santas Missões Populares em Tocantinópolis marcam as comemorações dos 70 anos da presença orionita no Tocantins

Aconteceu de 19 a 21 de agosto, dentro da programação das comemorações dos 70 anos da presença orionita no Tocantins, as Santas Missões Populares em Tocantinópolis.

A iniciativa foi liderada pelo secretariado de Paróquias e Missões, conduzido pelo conselheiro provincial Pe. Geraldo Dionízio Bazílio, com a participação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e do Movimento Laical Orionita (MLO).

A missão se iniciou com uma belíssima caminhada, recordando a chegada dos primeiros missionários, Pe. Egídio Adobati, Pe. Andrea Alice e Ir. Giuseppe Serra em 11 de janeiro de 1952. Durante a caminhada, se recordou o trágico acontecimento da morte do Pe. Egídio e Ir. Serra, que em 25 de janeiro do mesmo ano, despareceram nas águas do rio Tocantins.

Pe. Bruno Rodrigues, Diretor do Hospital Dom Orione, na Missa de abertura recordou o testemunho dos missionários da primeira hora e motivou os missionários da missão popular a levar o mesmo ardor ao povo de Tocantinópolis, que há 70 anos recebeu um grande presente: o carisma orionita, que transformou à luz da força da Palavra de Deus (Rm 1,16), todo o estado do Tocantins.

A missão foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo bispo de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo, que recordou a importância do carisma de Dom Orione na constituição da diocese.

Ao fim da celebração eucarística, Pe. Dionízio agradeceu aos missionários pelo empenho em testemunhar a fé com os irmãos e irmãs da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e recordou que a missão no norte do Tocantins faz parte do sonho de Dom Orione com Nossa Senhora do manto azul, no qual viu o grande manto de Nossa Senhora que “se alargava, de modo que já não se distinguiam as fronteiras e cobria tudo e todos” (cf. Scritti 45,60). E concluiu que, nós somos ao mesmo tempo herdeiros, parte e responsáveis pela perpetuação desse santo sonho de São Luís Orione.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.