Brasil Norte – Retiro Espiritual, renovar-nos em Cristo para depois renovar os outros

Brasil Norte – Retiro Espiritual, renovar-nos em Cristo para depois renovar os outros

“O Instaurare omnia in Christo que foi o grito de São Paulo e é o programa da nossa Congregação, devemos começar por aplicá-lo em nós, antes renovar-nos em Cristo para depois renovar os outros. Não renovaremos os outros em Cristo se primeiro em Cristo não tivermos renovado a nós mesmos no seu santo amor e com a sua santa graça, que  certamente não faltará”.  (S. Luís Orione)

O mês de janeiro foi para muitos religiosos da Província Nossa Senhora de Fátima tempo de renovação em Cristo, uma vez que, saindo da agitação cotidiana, puderam estar mais intimamente unidos a Deus a partir da experiência do retiro espiritual, que é a oportunidade de cada religioso, através da experiência do silêncio e da oração, ouvir o que o Senhor quer lhe falar.

São Luís Orione afirmava que: “Jesus Cristo é Deus e nosso divino mestre, mas para entender as suas lições e para viver iluminados interiormente pela luz de Deus, devemos fazer silêncio. Só então poderemos ouvir deveras a luz e a voz do mestre, que reside no nosso interior e as palavras de vida que ele tem, se soubermos estar silenciosos”.

A  Casa de Retiros de Valença sediou dois turnos de retiros, cujo pregador foi o Pe. Marialdo de Assis Cruz, religiosos da nossa província irmã. O primeiro turno que ocorreu entre os dias 3 e 10 e o segundo que aconteceu entre os dias 14 e 21.

Outro grupo de religiosos realizou o seu retiro espiritual no Mosteiro dos Jesuítas na cidade de Baturité, Ceará, entre os dias 5 e 12, cujo pregador foi o Pe. Jorge Rocha. Esse foi para os relógios de votos temporários, entre eles os estudantes de filosofia da cidade de Caucaia, tempo propício de preparação para a renovação dos votos que ocorreu no tradicional dia doze de janeiro.

Que “o amor de Jesus Cristo, consuma refaça, renove a todos, pois renovados nele, tudo poderão, com sua graça naquele que os conforta”. (S. Luís Orione).

 

No Comments

Post A Comment