07 jun Brasil Norte: Missão em Novo Aripuanã, Amazonas
A Família Carismática Orionita aceitou o desafio de abrir uma missão na Diocese de Borba. Dessa forma, a cidade de Novo Aripuanã no estado do Amazonas, com aproximadamente 20.000 habitantes e uma grande parte rural ou ribeirinhos, entrou na geografia orionita.
Pe. Pedro Júnior Pereira Vila Nova, missionário em Novo Aripuanã, nos escreve relatando como está o trabalho missionário.
“Cada lugar de missão tem seus desafios”, recorda o sacerdote orionita, “e a Congregação orionita gosta de desafios pois ela vai onde tem um clamor, nós orionitas estamos em diversas partes da região Amazônica. Na Amazônia, a missão em Novo Aripuanã é a mais recente e um pouco mais desafiadora no que toca o distanciamento dos grandes centros. Estamos longe de Manaus! Da capital do estado do Amazonas a Novo Aripuanã são cerca de 30 horas de barco”.
De 02 a 04 de junho, continua Pe. Pedro Junior, estivemos numa missão mais a dentro por estrada e rio. Nos rios visitamos as comunidades de Curuá, Jabuti, Centenário e Piquiá.
O missionário detalha que estas são comunidades à beira do Rio Acari, as comunidades são bem simples, sem energia, algumas com motor ligado algumas horas da tardinha. A educação escolar não é fácil, pois o professor tem que ir e ficar lá o mês todo. Ali, informa o religioso orionita, fizemos muitos batizados, brincadeiras com as crianças e celebramos a Santa Missa… a missão é muito primária, não tem igreja, mas tem uma linda árvore para celebrar, o altar em alguns lugares é bem simples, pode ser um banco ou uma mesinha feita bem simples. Contudo, vemos muita felicidades e espontaneidade das crianças no pular no rio”.
E finaliza o missionário orionita, “acredito que Dom Orione está feliz com o trabalho que estamos desenvolvendo aqui! Com um pacotinho de bombom nas mãos repetimos aquilo que ele fazia nos primórdios da Congregação com as crianças de Tortona. É desafiador, mas vale a pena contribuir como orionita nesta nova diocese, pobre, mas que luta para levar o Evangelho a todas as ribanceiras e estradas”.
Ave Maria e avante!!
Sorry, the comment form is closed at this time.