Brasil Norte: experiência missionária orionita na Diocese de Balsas-MA

Brasil Norte: experiência missionária orionita na Diocese de Balsas-MA

Nesse domingo, a Pequena Obra da Divina Providência assumirá a primeira paróquia no estado no Maranhão, na diocese de Balsas. Em razão disso, vale recordar a experiência missionária que os Clérigos Junior Alencar e Renato Ribeiro fizeram naquela diocese durante o período de férias dos estudos de teologia. Disseram eles:

A missão aconteceu na diocese de Balsas, dos dias 16 de dezembro a 21 de janeiro. Inicialmente ficamos uma semana acompanhando o bispo e suas atividades, conhecendo a realidade da diocese e a futura “rede de comunidades” que vamos assumir na diocese. A parti do dia 21 de dezembro fomos enviados para um povoado chamado Ananás, da cidade de Sambaíba. O povoado fica a cerca de 50 km da cidade de Balsas e a 100 km Sambaíba.

O povoado tem cerca de 2 mil habitantes e apenas uma pequena capela cujo padroeiro é são Joao Batista. Nossas principais atividades foram visitar as famílias e doentes, círculo bíblico, oração do terço nas casas, encontro com os jovens, formação litúrgica e, aos domingos, celebração da palavra.

Tem momentos em nossas vidas que Deus costuma nos falar através de ações e nessa missão Deus nos falou o tempo todo, sempre lembrando como nosso santo fundador falava de cuidar e levar Cristo aos que mais precisam. Nossas ações pastorais e testemunhos deixam no povo e em nós uma esperança de que tudo podemos fazer ao servir a Deus. Todos do povoado falaram que ficamos pouco tempo e queriam nossa permanência. Em todos os momentos o bispo e a diocese estiveram nos apoiando, e principalmente o povo, cuidou com muito carinho de nossa hospedagem e alimentação.

No sábado dia 21/01/2023, foi encerrada a missão com a santa missa presidida por Dom Valentim fagundes, Bispo de Balsas- Ma. Agradecemos ao nosso bom Deus por essa oportunidade, e por tudo que realizamos em nome dele, ao nosso santo fundador São Luiz Orione. Saímos renovados e animados pensando no futuro dentro da província e querendo sempre estar disponíveis para novas missões.

Clérigo Junior Silva de Alencar
Clérigo Renato Ribeiro da Costa

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.