BRASIL NORTE: DIÁCONO JOSÉ RIBAMAR É ORDENADO PRESBÍTERO NA NOITE DESTE SÁBADO EM BACABAL-MA

BRASIL NORTE: DIÁCONO JOSÉ RIBAMAR É ORDENADO PRESBÍTERO NA NOITE DESTE SÁBADO EM BACABAL-MA

“Fazei isto em memória de mim.” (Lc 22,19)

A Província Nossa Senhora de Fátima acolhe com alegria o seu mais novo presbítero, o Pe. José Ribamar. Ordenado na noite de hoje, 12 de dezembro, na cidade de Bacabal, interior do estado do Maranhão.

A solene celebração ocorreu às 18 horas na paróquia na qual ele foi educado na fé e recebeu os Sacramentos de Iniciação Cristã – Igreja de Sant’Ana e São Joaquim – e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Armando Martín Gutierrez, FAM.

O bispo ordenante pertence a congregação dos Filhos do Amor Misericordioso, fundada pela Madre Esperança. O pároco, Pe. Ronaldo, também faz parte da mesma, além da comunidade de irmãs que ali reside que também pertence a Congregação da Madre Esperança. Todos eles se empenharam muito para tornar este momento especial na vida do ordenando e acolheram com muito carinho a nossa família orionita.

Apesar da Igreja ser bastante espaçosa, buscou-se respeitar às necessidades do tempo de pandemia no qual se vive, limitando, em razão disso, o número de pessoas. No entanto, as 15 comunidades que compõem a paróquia, foram bem representadas, de cada uma delas, haviam 10 pessoas. Houve também uma bonita participação dos religiosos orionitas, oriundos das comunidades de Ananindeua, Araguaína, Belo Horizonte, Ceará (Caucaia e Itapipoca) e Brasília, entre outras.

Na homilia, o ordenante, inspirado na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, confiou o sacerdócio do Pe. Ribamar à proteção de Nossa Senhora e o impeliu a “ser um padre com muita misericórdia, colocando a sua vida e ministério à serviço do povo”. Ele ainda recordou que “quando o padre é muito rígido e grosseiro com o povo, significa que algo se quebrou dentro dele, pois o ministério presbiteral, por si só, impele a misericórdia e a doação para com os irmãos”.

O Pe. José Ribamar, nasceu aos 16 dias do mês de junho de 1969 na cidade de Bacabal (MA). Filho de Marcionílio Mariano da Silva e Isidoria da Silva, ambos já falecidos. Ingressou na Congregação no dia 27 de fevereiro de 2012 no Seminário Dom Orione, Ananindeua (PA). Onde fez o Aspirantado e Postulantado sob a coordenação do Pe. Francisco Câmara, do então Clérigo tirocinante Ivanildo e dos Padres Vicente Lotte (Diretor e Pároco) e Hélio Frison (Vigário Paroquial). Antes disso, já havia concluído o curso de Filosofia no INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO – IESMA.

Realizou o seu noviciado no ano de 2013 em Brasília, sobe a orientação do Mestre Pe. José Wilson Portilho. Nos anos de 2014 e 2015 atuou como tirocinante no Seminário Menor Pe. Pattarello em Araguaína (TO). Após esse período, seguiu para o curso de Teologia em Belo Horizonte (MG).

No dia 09 de novembro de 2016, fez os Votos Perpétuos na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, em Belho Horizonte e foi enviado pelo Diretor Provincial para a cidade de Itapipoca (CE) a fim de coordenar o Seminário Menor DOM ORIONE. Nesta mesma cidade foi ordenado diácono, no dia 13 de abril do ano corrente, por Dom Antônio Roberto Cavuto, OFM Cap., em uma cerimônia que ocorreu a portas fechadas em decorrência da pandemia do COVID-19.

O Neo sacerdote celebrará a sua Missa Nova amanhã, dia 13 de dezembro na comunidade Santa Luzia – na mesma cidade de sua ordenação – às 19 horas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This