Belo Horizonte no centro das atenções orionitas

Belo Horizonte no centro das atenções orionitas

Belo Horizonte no centro das atenções orionitas

 

A cidade de Belo Horizonte esteve no centro das atenções orionitas no final do mês de janeiro e início de fevereiro. Várias reuniões e encontros, realizados no intervalo entre as ordenações sacerdotais do Pe. Joaquim Oliveira da Cruz, no dia 26 de janeiro em Guaraciaba, e do Pe. Geovani dos Santos Pereira, no dia 2 de fevereiro em Ouro Branco, fizeram convergir para a capital mineira as atenções da Congregação.

Para Belo Horizonte se dirigiram, como ponto de referencia, quase todas as caravanas destinadas para Guaraciaba (200km de distancia) e Ouro Branco (100km de distancia). Leigos e vários religiosos se hospedaram em nossas duas comunidades, a do Lar dos Meninos e a do Instituto Teológico, experimentando a acolhida mineira proporcionada pelos religiosos locais e pelos paroquianos da “Divina Providência”.

O primeiro encontro, realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, foi o dos Párocos Orionitas da Província Brasil Norte. Estavam reunidos 18 dos 19 Párocos da Província, juntamente com os membros do Conselho Provincial. Como assessores do Encontro, contamos com a presença do Ex.mo Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba, que abordou o tema “Nova Evangelização e Ano da Fé: Perspectivas pastorais para um Pároco Orionita” e de dois membros do Instituto AXIS que abordaram o tema da “Gestão Administrativa e Financeira das Paróquias”.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, reuniu-se o Conselho da Província Brasil Norte. Com o Provincial, Pe. Tarcísio, estavam: Pe. Otávio, Pe. Amilar, Pe. Márcio, Pe. Celmo, Pe. Magno e, naquele momento ainda Diácono, Geovani. A pauta era longa e ocupou os dois dias inteiros, concluídos no segundo dia com um jantar de confraternização na casa dos pais do Pe. Márcio. Os assuntos do Conselho foram especialmente sobre a programação provincial para 2013 e a tomada de algumas decisões importantes para o futuro vocacional e administrativo da Província.

No dia 1º de fevereiro o encontro foi com a Equipe Formativa que coordenará o período de postulantado em Juiz de Fora. Com o Provincial estavam presentes Pe. Enrico Zardoni, Diretor da Comunidade; Pe. Luiz Carlos da Cruz, Economo local; Pe. André Luiz de Sousa Gomes, Coordenador do Postulantado; Pe. Otávio Marques Ferreira, Vigário Provincial; Pe. Amilar Eurides Giuriato, Economo Provincial; e Pe. Celmo Coelho de Sousa, Conselheiro encarregado da Formação Inicial. Tratando-se de uma nova abertura, o Encontro foi importante para traçar rumos, recordar objetivos e organizar os primeiros passos para a acolhida de 12 jovens que já concluíram o Ensino Médio.

Finalmente, no dia 4 de fevereiro, pela primeira vez em Belo Horizonte, se reuniram, na parte da manhã, os Três Conselhos Orionitas do Brasil, e à tarde os Dois Conselhos (Brasil Norte e Brasil Sul).

Todavia, neste ano, o encontro dos Três Conselhos – formado normalmente pelos dois Conselhos dos Religiosos (Norte e Sul) e das Irmãs – bem poderia ser intitulado “Encontro dos Quatro Conselhos”, dado que participou da reunião a Responsável Geral do Instituto Secular Orionita, Anna Rita Orrù, acompanhada pela Responsável do Brasil, Luci Soligo Pereira. Deste modo, a família orionita brasileira estava bem representada e teve a possibilidade de discutir e tomar decisões especialmente em vista do Ano Centenário da Presença Orionita no Brasil e do Tríduo de Preparação para o Ano Centenário da Fundação das Irmãs.

No final do dia, às 18 horas, na Capela do Instituto Teológico, foi celebrada a Santa Missa que reuniu todos os Conselhos, Leigos amigos da nossa Obra em Belo Horizonte e os clérigos estudantes de Filosofia e Teologia. Pe. Aparecido da Silva presidiu a Celebração Eucarística, ladeado pelo Coordenador do Teológico, Pe. Celmo, e pelo Pe. Luís Carlos de Oliveira e Silva, que começa a fazer parte da Equipe Formativa do Teológico como Representante da Província Sul.

Depois da Celebração, Pe. Antonio Sagrado Bogaz, proferiu a Aula Inaugural do Ano de Estudos 2013 em nosso Instituto Teológico. O tema da sua colocação foi sobre o 50 anos do Concílio Vaticano II, mas teve a possibilidade também de motivar os nossos estudantes para a importância da etapa de estudos teológicos.

E como se não bastasse, no dia 5 uma outra reunião: a do Conselho Provincial do Sul, que aproveitou a estadia em Belo Horizonte para o seu encontro mensal.

Partiram, religiosos e leigos, contentes por terem sido tão bem acolhidos em Belo Horizonte.

Permaneceram, religiosos e leigos de Belo Horizonte, também contentes, certamente um pouco cansados, mas felizes por terem vivenciado e proporcionado um clima de verdadeira família: a dos filhos e filhas de Dom Orione no Brasil.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This