Assembleia Geral de Avaliação em Aparecida

Assembleia Geral de Avaliação em Aparecida

Assembleia Geral de Avaliação em Aparecida

 

Aparecida: Desde o dia 14 de outubro, representantes da Congregação orionita, a nível mundial, estão em Aparecida reunidos em Assembleia. Presidida pelo Superior Geral, Don Flavio Peloso, este encontro objetiva fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas pela Congregação de Dom Orione à luz documento do XIII Capítulo Geral que tem como título: “Somente a caridade salvará o mundo”. Pela primeira vez acontece em terras brasileiras  uma assembleia  geral orionita . Este evento coincide com  os 100 anos presença orionita no Brasil, a abertura do Ano Missionário Orionita 2013-2014 e a tradicional Romaria da Família Orionita em Aparecida. Para estarmos em sintonia com a Assembleia, segue algumas noticias do evento.

 

Nos primeiros três dias da Assembleia, participaram 12 convidados: 4 irmãs, 1 consagrada do ISO, 4 leigos do MLO e 3 leigos colaboradores. Estes puderam contribuir, inserindo-se nos trabalhos em grupo e na exposição dos núcleos temáticos referentes aos Ministérios e Vocações.

Jornada de espiritualidade: Na quinta-feira à tarde, os participantes da Assembleia fizeram uma pausa das atividades para vivenciarem uma tarde de espiritualidade. Após o almoço, se dirigiram ao Porto do Iguaçu, para um passeio de barco até o local onde foi encontrada a imagem de Nossa senhora Aparecida em 1717. Durante o passeio foi recordada a história da pesca milagrosa da imagem no Rio Paraiba.

Em seguida, os religiosos visitaram o Santuário de  Nossa Senhora Aparecida e o museu que fica localizado na torre.

O ápice da tarde de espiritualidade foi a Eucaristia na capela das confissões, presidida pelo Superior Geral. Em sua homilia, Don Flavio frisou os pontos essenciais da espiritualidade mariana na Igreja, recordando que Jesus, para difundir a sua graça, nos deu os sete sacramentos e uma Mãe, Maria. Relembrando de alguns traços característicos da mariologia, recordou um pensamento de Dom Orione: “aquilo que Deus pode fazer por sua onipotência, Maria o pode por graça”. depois ilustrou o papel de Maria na vida de São Luís Orione. Foi um momento profundo vivido aos pés de Nossa senhora, durante o qual os religiosos confiaram mais uma vez suas vidas sob a proteção da Virgem Aparecida. Os trabalhos da Assembleia continuaram hoje pela manhã com a aprovação das sugestões que farão parte do documento final.   

P.G.

 

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This