ASSEMBLEIA GERAL DE AVALIAÇÃO – ANYAMA: AQUI ESTÁ A PROVIDÊNCIA

ASSEMBLEIA GERAL DE AVALIAÇÃO – ANYAMA: AQUI ESTÁ A PROVIDÊNCIA

17 de outubro de 2019

ANYAMA: AQUI ESTÁ A PROVIDÊNCIA

Os delegados da Assembléia Geral de Avaliação foram ontem a Anyama, onde visitaram o Centro Médico San Luigi Orione das PIMC, celebraram a missa em “Notre Dame d’Anyama” e conheceram a comunidade e os clérigos do escolasticado “Don Orione”.

Boas-vindas ontem da Família Orionina de Anyama aos delegados que participam da Assembléia Geral de Avaliação na Costa do Marfim.

A primeira parada desta visita foi o Centro Médico das PIMC – Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, com a Casa de Acolhida “Mãe M. Elisa Armendazriz” para crianças deficientes e a escola de corte e costura. O Centro Médico, que originalmente – 1996 – era um dispensário simples, é hoje um verdadeiro hospital que tem sua bandeira no departamento de ginecologia e obstetrícia. Foi, de fato, precisamente por causa da alta taxa de mortalidade de mulheres em trabalho de parto que foi decidido construir o hospital, onde hoje em média nascem 1.200 crianças por ano; bebês e mães desfrutam do máximo cuidado e a taxa de mortalidade de mulheres em trabalho de parto é reduzida para 0,2%. Além disso, a neonatologia está equipado com incubadoras (uma das quais para ambulância) e, por esse motivo, o Centro também oferece apoio ao hospital público próximo, que não possui os mesmos meios. Além do departamento de ginecologia, existem clínicas de radiologia e mamografia, análise e vacinação, medicina geral, cardiologia e fisioterapia; depois, há o consultório odontológico, a cirurgia geral e a oftalmologia, a farmácia, 8 leitos para o dia do hospital e 30 para a longa estadia. O Centro é auto-suficiente e oferece um serviço de excelência com um custo igual ao do Hospital Público “, mas se uma pessoa vem para uma emergência e não pode pagar – explica Madre Mabel Spagnuolo, Superiora Geral do PIMC – ela é sempre bem-vinda, sempre “. 

A visita continuou na Casa “Mãe M. Elisa Armendazriz”, que recebe 12 crianças deficientes. A Casa, após várias desventuras e divagações, encontrou recentemente seu lar permanente em Anyama. “Hoje a casa abriga 12 crianças” – explica a Ir. M. Jacqueline Sawadogo – que finalmente se sente em casa e a Providência nos faz entender que este é o local propício para este trabalho, parte da manifestação do carisma orionita”. “Agora, estamos tentando aperfeiçoar esta casa, construindo uma sala de reeducação para melhorar a situação e o desenvolvimento desses nossos queridos filhos. Ajude-nos com a sua oração, para que sempre seja bom o bem em nome de Dom Orione ”.

Às 11h30, a missa foi celebrada na grande igreja paroquial “Notre Dame d’Anyama”. Centenas de fiéis participaram da celebração em francês presidida pelo Pe. Luciano Mariani, superior da Delegação “Maria Rainha de Madagascar”, enquanto a homilia foi pregada pelo Pe. Modeste Rabemanantsoa., de Madagascar.  No final da celebração, o pároco Pe. Mathieu Zongo, também entre os participantes da Assembléia, ilustrou brevemente a história do nascimento e desenvolvimento da paróquia, agradecendo, finalmente, uma homenagem em nome de toda a comunidade, os Delegados e os convidados por sua presença.

Finalmente, o Pe. Pierre Kouassi, Conselheiro Geral, abençoou uma estátua da Madona colocada no jardim em frente à igreja.

A última parada na viagem para Anyama foi o escolástico “Don Orione”. Na casa de formação, além da comunidade formada por Pe. Serge Meda, Pe. Simplice Teta, Pe. Julien Lemou e o Irmão Antoine Some. São 20 clérigos provenientes da Costa do Marfim, Burkina Faso, Togo e Moçambique. Os Clérigos receberam os delegados com canções e danças e três deles ofereceram aos presentes um testemunho de sua jornada vocacional.

 

 

Os delegados continuaram o trabalho na Assembléia. A missa do dia foi celebrada pela província polonesa “Matki Boskiej Czestochowskiej” e pela delegação de língua inglesa “Mãe da Igreja”. A homilia foi pregada por Don Silvestro Sowizdrzał.

 

 

 

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This