Assembleia do Movimento Juvenil Orionita reúne jovens em Cotia

Assembleia do Movimento Juvenil Orionita reúne jovens em Cotia

Neste último final de semana (13 e 14 de setembro) aconteceu em Cotia a Assembleia do Movimento Juvenil Orionita. Sob a coordenação do padre Antonio Bogaz e do Dc. Clayton Munhoz, os jovens se reuniram para trocar experiências, avaliar o ano que passou e programar o próximo ano. Participaram da Assembleia jovens de Guararapes, Rio Claro, Cotia, São Paulo, Curitiba, Siderópolis e Porto Alegre. No sábado pela manhã, participaram de uma palestra com o Frei Márcio Couto sobre a moral política e social do jovem católico. 
 A partir daí, cada paróquia apresentou um vídeo/power point com fotos das atividades realizadas e explicou as mesmas. Quanto às 
atividades regionais, estavam programados 04 ENAJOs regionais. 
– ENAJO (São Paulo, Cotia e Rio Claro): Aconteceu em 26 e 27 de abril, no Educandário Nossa Senhora do Amparo – Amparo/SP e teve a presença de cerca de 60/70 jovens das três comunidades. 
– ENAJO (Siderópolis, São José (centro), Forquilhinhas e Porto Alegre): Ocorreu em 26 e 27 de julho, no Seminário São Pio X – Siderópolis/SC e contou com 80 jovens de Siderópolis e Porto Alegre; São José (centro) e Forquilhinhas não participaram. 
– ENAJO (Campo Grande, Guararapes e Dourados): não aconteceu por dificuldades de conciliação na agenda das comunidades.
– ENAJO (Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras): não aconteceu. Como evento que atinge as 03 comunidades realizaram o Domingo Orionita em 24 de agosto, no Noviciado São José – São José dos Pinhais/PR, com a presença de aproximadamente 100 jovens das comunidades Orionitas do Paraná.
 
AMBITO LOCAL 
Espiritual: Todas as comunidades deverão realizar a Novena de Dom Orione (preferencialmente no mês março ou maio). Os jovens deverão solicitar o número de livrinhos necessários para seus párocos/padres para que eles os solicitem junto a Província. 
 
Será implantado também o envio diário dos Pensamentos de São Luis Orione nas redes sociais.
 
Foi sugerida também a realização de uma Tarde Orionita, para formação dos jovens e da comunidade. O PE. Bogáz solicitou aos jovens que tentem se unir ao MLO para fazer a parte jovem do movimento que já existe e se reúne no mês de maio. Caso não seja possível essa união, a própria juventude deve preparar esta tarde e convidar tanto os jovens quanto as comunidades.
 
Social: A nível social/caritativo deve ser realizada uma promoção e visita a uma obra social da cidade, seja ela da congregação ou não. Os jovens devem promover arrecadações e marcar uma data para entrega e vivência junto à obra.
 
Cultural: Ficou definido que deve ser realizado um Domingo Orionita com Shows de talentos, teatros, gincanas e filmes para diversão da juventude, junto a Dom Orione.
 
AMBITO REGIONAL
Inicialmente não será trabalhado no ano de 2015.
 
AMBITO PROVINCIAL
– ENAJO Provincial: – DATA: 04 a 07 de setembro – (04 – chegada à noite, 07 – término com o almoço)
– LOCAL: 1ª opção – Florianópolis / 2ª opção – Curitiba / 3ª opção – Cotia
 
– ASSEMBLEIA Provincial: Será realizada no dia posterior ao ENAJO – 08 de setembro, no mesmo local e haverá a indicação da nova coordenação juvenil a nível provincial.
 
– INFORMATIVO: Será feito um Informativo trimestral com as atividades e novidades de cada grupo juvenil, e encaminhado para todos os coordenadores que deverão distribuí-lo entre os jovens. Cada casa é responsável por enviar material para a confecção do informativo. Os responsáveis pela recepção dos materiais e diagramação serão os jovens de Rio Claro, que teve como representante na assembleia, o jovem Luiz Henrique Damiano.
 
Cronograma inicial: – NATAL – Dezembro
– PÁSCOA – Março
– CANONIZAÇÃO DE DOM ORIONE – Maio
– ASSEMBLEIA – Setembro
 
Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This