Animação Vocacional Orionita agita interior do Ceará

Animação Vocacional Orionita agita interior do Ceará

 

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), da Paróquia São Francisco de Assis, em Itapipoca-CE, promoveu no dia 17 de março, domingo, o Encontro de Jovens, para a região São Luís Orione, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima e contou com a participação de mais de cem jovens, para refletirem sobre o seu chamado e a sua resposta vocacional.

Assim, o Aspirante Grimário, do Seminário Dom Orione, a partir do tema: “Eis-me aqui, envia-me!” Abordou o eixo temático do encontro, apresentando duas questões introdutórias: O que é ser jovem? Qual o papel do jovem hoje na sociedade e na Igreja? Para isto, fundamentou-se na Palavra de Deus, tendo como referência os jovens da Bíblia: Moisés, Míriam, Isaac, Jacó, José, Davi, Josué, os apóstolos e o próprio Cristo. Deixando claro que Deus sempre chamou os jovens para construção do Reino de Deus.

Além disso, no pequeno vídeo, com cenas da paixão de Cristo, confirma que Jesus, também na sua juventude, escolhe doar o seu tempo e a sua vida pela causa do Reino de Deus, chegando as consequências de morrer numa cruz, revelando que Deus não se cansa de amar a humanidade e que por meio desse gesto de profunda entrega, está a confirmação da sua vocação: “Fazer a vontade do Pai”.

Neste sentido, o que leva a crê, na fala dos participantes, que eles perceberam durante o encontro, que os jovens da Bíblia e o próprio Cristo Jovem, descobriram o sentido da sua existência, por meio da resposta da sua própria vocação, mesmo em meio às dúvidas e dificuldades, foram chamados, cada um ao seu modo, a pautar a sua vida, na vivência e na resposta da sua vocação, por causa de Deus e do próximo.

Para isto, a reflexão prosseguiu com o filme “Além das Ilusões”, a história de Silvia, jovem que, aos 20 anos percebe que nada do que faz é suficiente para dar sentido a sua vida, onde os jovens se identificaram bastante com essa personagem, que perdida, confusa, sem saber que caminho seguir encontrou na comunidade eclesial, com o contato com o povo o verdadeiro sentido de sua vida.

Por fim, com a presença de Pe. Francisco, Reitor do Seminário Dom Orione, os jovens receberam a benção, com o compromisso, de responder a sua vocação, começando na sua comunidade de fé e sendo testemunhas do Reino de Deus, nas diversas situações da vida. Rezemos para que esses jovens possam fazer amadurecer a semente da vocação que carregam dentro de si.

 

Pelo SAV, Cl. Wenderson da Rocha – Orionita

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.