ABERTURA DO XV CAPÍTULO GERAL DOS FILHOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA: RECORDAÇÃO DOS FALECIDOS EM RAZÃO DA PANDEMIA, SANTA MISSA DE ABERTURA COM OS CAPITULARES E A FIGURA DO PE. GIUSEPPE MASIERO QUE AGORA REPOUSA AO LADO DE DOM ORIONE

ABERTURA DO XV CAPÍTULO GERAL DOS FILHOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA: RECORDAÇÃO DOS FALECIDOS EM RAZÃO DA PANDEMIA, SANTA MISSA DE ABERTURA COM OS CAPITULARES E A FIGURA DO PE. GIUSEPPE MASIERO QUE AGORA REPOUSA AO LADO DE DOM ORIONE

Ontem, dia 31 de maio, foi aberto o XV Capítulo geral dos Filhos da Divina Providência com vários momentos altamente simbólicos para todos os orionitas conectados via facebook de 30 países ao redor do mundo. A primeira etapa aconteceu às 16 horas (horário da Itália) na Casa Mãe das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade em Tortona com o “Rito da Bênção do Jardim da Memória dos falecidos da Família Carismática Orionita nos anos 2020-2021”. Um ato de homenagem a tantos religiosos e religiosas que nos deixaram em razão da pandemia do Covid 19. 

 

Logo após, às 17 horas, no Santuário Madonna della Guardia ocorreu a celebração solene que abriu oficialmente o XV Capítulo Geral dos Filhos da Divina Providência com a presença de 47 delegados provenientes de todos os continentes. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Tarcísio Vieira, Diretor Geral dos Filhos da Divina Providência, que durante a homilia evidenciou como “exatamente há um ano atrás, o Conselho Geral estava no Santuário da Madonna Incoronata em Foggia para a convocação do Capítulo Geral. Hoje estamos aqui no Santuário da Madonna della Guardia, para dar início à assembleia plenária na qual representantes legítimos de toda a Congregação se reúnem”.

 

De um lugar mariano a outro para invocar a proteção da Mãe e Celeste Fundadora e para dizer, mais uma vez, com Dom Orione: “Tudo é graça de Maria!” Pe. Tarcísio sublinhou que para celebrar dignamente o Capítulo uma atenção de escuta dupla é necessária: a escuta da Palavra (de Deus) e a escuta das palavras (dos irmãos). E foi nessa combinação de escuta que ele desenvolveu sua homilia. Ao término da cerimônia houve o Rito da tumulação dos restos mortais do Pe. Giuseppe Masiero na cripta do santuário da Madonna della Guardia. O Pe. Masiero foi o 5º Sucessor de Dom Orione. Desapareceu em um trágico acidente em Caracas (Venezuela) em 1991. Com ele, perderam também a vida o Pe. Angelo Riva, o Pe. Italo Saran e um jovem voluntário, Rafael Villanueva. 

Daquele momento permanece o testemunho do Pe. Roberto Simionato (seu sucessor) “o desaparecimento inesperado do Pe. Masiero, Pe. Riva, Pe. Italo e do jovem Rafael, creio que tenha sido – depois da morte do Fundador – a maior prova para a Congregação. Um espanto geral nos invadiu com a sensação de termos ficado órfãos de repente”. “Em Caracas, – continua o Pe. Simionato – me foi restituída, pela polícia, a bolsa com as suas coisas. Lembro das imagens de Dom Orione, amassadas pelo acidente. Elas tinham sido impressas com a oração: “Jesus, Jesus, Jesus, você é tudo…sou todo teu, viver e morrer por ti, Jesus, Jesus, Jesus”. Dava a cada confrade como lembrança da visita canônica. Se tornou, na verdade, o seu testamento!”. 

 

Continuemos, caros religiosos, religiosas, leigos e leigas a rezar com muita fé pelo XV Capítulo Geral dos Filhos da Divina Providência.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.