Abertura do Projeto Orioninho em Belo Horizonte – MG

Abertura do Projeto Orioninho em Belo Horizonte – MG

Abertura do Projeto Orioninho com as Crianças e Adolescentes no Lar dos Meninos Dom Orione

Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir (VC 110)Essa frase do papa João Paulo II no documento Vita Consecrata sintetiza de maneira original a trajetória do Lar dos Meninos Dom Orione, que é uma casa histórica para a família orionita no Brasil.

BELO HORIZONTE – MG: A presença orionita em Belo Horizonte está intrinsecamente ligada a história do Lar. Em 25 de janeiro de 1949 a congregação assumiu a direção do Lar dos Meninos, então situado nas dependências da atual UFMG. Graças a Divina Providência, no dia 01 de dezembro de 1974 foi inaugurado o novo Lar dos Meninos Dom Orione e o Seminário Dom Carlos Sterpi.

De 1949 a 2014 passaram-se 65 anos! No decorrer destes anos crianças, adolescentes e jovens carentes foram beneficiados e dignificados pelo trabalho caritativo do Lar e tantos religiosos doaram a vida, o tempo e os talentos para dar aos mais pobres e aos mais distantes “com o pão do corpo, o divino bálsamo da fé”.

Para a região da Pampulha, por muitos anos, o Lar refletiu paradoxalmente a novidade e o dinamismo do evangelho como um simples grão de mostarda lançado na terra e a claridade de um farol que expande a sua luz e o seu calor de caridade espiritual e corporal para toda a cidade de Belo Horizonte.

Ora, outra data entrará para a história do Lar: 14 de julho de 2014! Hoje iniciou-se uma atividade em parceira com a Prefeitura Municipal e Escola Municipal Dom Orione, que possui o programa de atendimento integral. A parceria pretende atender no início das atividades 200, sendo 100 crianças no turno matutino e 100 no vespertino. As professoras, monitoras são cedidas pela prefeitura, juntamente com a coordenadora, pessoal de limpeza e alimentação. A coordenação geral do projeto é de responsabilidade do Pe. José Carlos de Rezende, atual diretor da comunidade e da obra.

A parceira iniciou a ser tratada em março deste ano e desde então, os ambientes que são usados pelo projeto foram adaptados, visando segurança e independências das atividades.

Neste ano do centenário o Lar reaviva o seu ardor apostólico e propõe de maneira nova e atual a ação caritativa da Congregação. E parece que o Papa nos diz novamente: Olhai o futuro, para o qual vos projeta o Espírito a fim de realizar convosco ainda grandes coisas (VC 110). E Dom Orione, neste ano santo para os seus filhos brasileiros, nos abençoa com o seu simples e entusiasmado mantra: Ave Maria e avante!

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This