A Paróquia do Potira, em Caucaia – CE, é Orionita!

A Paróquia do Potira, em Caucaia – CE, é Orionita!

Pe. Joaquim Oliveira da Cruz tomou posse da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Parque Potira, em Caucaia – CE.

 

Caucaia – No dia 5 de janeiro, às 19 horas, na Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Marcílio Jerônimo Pereira, o Pe. Joaquim Oliveira da Cruz tomou posse da Paróquia “Nossa Senhora das Graças” do Parque Potira que se torna a nova “Paróquia Orionita” de Caucaia, na Arquidiocese de Fortaleza.

Caucaia está se tornando, sempre mais, uma “cidade orionita”. Nela temos três grandes obras: o Pequeno Cotolengo Dom Orione (Bairro Arianópolis – Bastaria mudar duas letras “A” para virar Orionópolis!), o Instituto Filosófico São José (Bairro Parque Potira) e agora a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no mesmo bairro. Até esta manhã éramos responsáveis pela “Paróquia São Vicente de Paulo” num outro bairro. A permuta que houve nos dá a comodidade de ter o Instituto Filosófico no território paroquial e isto facilita o deslocamento do Pároco para o atendimento pastoral, mas também um maior envolvimento dos clérigos.

A iniciativa para este procedimento partiu do Sr. Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, e obtivemos também a autorização do Superior Geral, Pe. Flávio Peloso. Esta decisão dá a sensação do dever missionário cumprido, da realização carismática, da obediência a um pedido do Bispo e do desapego em benefício de um projeto eclesial. Partiu-se para uma nova missão, hoje assumida pela pessoa do Pe. Joaquim. Durante a Celebração em que foi empossado, Pe. Joaquim recordou o lema da sua Ordenação Sacerdotal, totalmente mariano: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”. Com este espírito de confiança, de disponibilidade e sobretudo de obediencia se colocou disponível para servir o povo da nova paróquia.

É certo que Pe. Joaquim chegou hoje na nova Paróquia. Mas Dom Orione “chegou primeiro”! E chegou através de uma sua relíquia que foi colocada, de modo definitivo, aos pés do altar da Matriz do Parque Potira quando foi feita uma reforma no presbitério alguns meses atrás. A iniciativa partiu do então Pároco, Pe. Francisco Josimar de Andrade Pires que hoje passou a Paróquia ao novo Pároco.

Deste modo, Dom Orione foi abrindo portas e entrando afetivamente no coração e na devoção do novo povo paroquial. A este povo e ao Pe. Joaquim ele continua repetindo: “Ave Maria e avante!”.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This