17 mar Discurso da Madre Geral no encerramento do encontro dos Conselhos
ROMA. Dia 15 ultimo dia do Encontro dos Conselhos Provinciais. A Superiora Geral, Madre M. Mabel Spaguolo, dirigiu-se aos Conselhos Provinciais com suas ultimas palavras nas quais recordava que: Como Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, somos fortemente chamadas a viver com grande lucidez espiritual e apostólica o tempo presente. Ë urgente que a nossa vida Religiosa Orionita tome uma nova “forma histórica“ para doar á Igreja e ao mundo a vitalidade profética do nosso carisma. Porém argumenta a Madre M. Mabel: esta nova “forma histórica” em outras palavras “novo estilo”, começa a partir de cada uma de nós, de cada Pequena Irmã Missionária da Caridade. Ë uma responsabilidade pessoal não delegável. Se eu aqui e agora começo a viver de modo diferente o “novo estilo” já começou a nascer.
A Superiora geral prosseguiu recordando que “quem é chamada a animar e guiar os outros, é a primeira chamada a viver coerentemente. Jesus veio ensinar-nos como se “ama” até as ultimas consequências, mas depois de nos dizer com palavras Ele nos disse com a sua vida. Nos amou até o fim e se entregou por amor. A nossa e vossa verdadeira e única palavra sobre o “novo estilo”de vida, precisa ser vivida na verdade, na bondade e na beleza do amor de Deus em nós, esse amor só se atinge em Cristo e com Cristo. Madre M. Mabel destacou a modalidade de exercitar hoje o serviço de autoridade: deve ser caracterizado da credibilidade , empatia e cortesia. Em seguida concluiu sua fala com as palavras de Dom Orione ”As Superioras devem ser tal que não só trabalham dia e noite pelo Instituto, mas no exercitar a sua autoridade sejam mais que pais e mães, de tal modo que não sejam um peso mas um conforto, uma autoridade toda espiritual, dulcíssima”(Cont. 143).
Após o encerramento do encontro, Madre M. Mabel reuniu as superioras provinciais, enquanto o Sr. M. Bernadeth M. de Oliveira realizou uma reunião com as Conselheiras responsáveis pelo MLO e do Centenário do PIMC.
Sorry, the comment form is closed at this time.