13 jan Primeira profissão religiosa de onze noviços da Província Nossa Senhora de Fátima
No dia 12 de janeiro, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no Lago Sul, Brasília, o Diretor Provincial, Padre Josumar dos Santos, recebeu a primeira profissão de 11 noviços da Província Nossa Senhora de Fátima, Brasil Norte, durante a celebração da Santa Missa presidida por Dom Zenildo, bispo da prelazia de Borba, Amazonas.
São Luís Orione mostra a seus religiosos a importância de assumir com radicalidade os conselhos evangélicos. Ele afirmou para os religiosos de seus tempo que somente “quando formos não só de nome, mas de fato, pequenos e pobres filhos da Divina Providência, o Senhor estará conosco”. Sobre a obediência, disse que: “não é fazer muito extremamente que conta diante de Deus, mas ter um coração humilde, retamente obediente. E a simples obediência é a virtude tão querida aos olhos de Deus, que ela sozinha basta para nos santificar. O caminho da obediência foi o caminho de Jesus Cristo, de Maria, de José e dos Santos”. Sobre a virtude da pureza, ele ensina que: “a pureza cristã nasce do amor divino. Onde não existe ternura de sentimentos cristãos não brota nenhuma flor de caridade. Sejam castos, oh jovens, e sereis caridosos”.
Participou da solene celebração religiosos orionitas, amigos e benfeitores do noviciado Dom Orione de Brasília e os familiares dos noviços que vieram das diversas regiões do Brasil.
O tema escolhido pelos jovens noviços para nortear a vida religiosa que eles escolheram abraçar é: “servos de Cristo e dos pobres”. Esse é também o título do documento final do 14° Capítulo Geral da Nossa Congregação. Esse tema nos conduz para a essência do carisma de são Luís Orione, dotado de um amor a Cristo tão surpreendente a ponto de impulsionar fortemente para o serviço aos mais necessitados, uma vez que”a caridade de Cristo nos impele”. (2Cor 5,14).
“Concedei, ó Deus, que estes irmãos aos quais inspirastes seguir mais de perto o Cristo, levem a bom termo o caminho iniciado, para que possam oferecer-vos um dia em plenitude o dom que hoje vos apresentam”. (Oração da Coleta rezada na primeira profissão religiosa)
Rezemos pelos novos religiosos da nossa congregação e peçamos ao Senhor da messe e Pastor do rebanho que suscite uma legião de homens desejosos em levar o amor de Cristo às “periferias existências”.
Ave Maria e Avante!
Cl. Lucas Alves Fernandes
No Comments