40 àrvores são plantadas para comemorar os 40 anos do Hospital Orionita em Araguaína

40 àrvores são plantadas para comemorar os 40 anos do Hospital Orionita em Araguaína

Hospital Dom Orione realiza plantio de 40 árvores para comemorar seus 40 anos de história

Araguaína: O Hospital Dom Orione completou 40 anos de fundação no último sábado, 16. Ao longo de sua história, a instituição mudou a realidade da saúde de Araguaína/TO e região, promovendo uma saúde de qualidade e humanizada. Para comemorar a data, diretoria e colaboradores se reuniram no Parque Cimba para fazer o plantio de 40 mudas de árvores, das espécies ipê e oiti.

Além da saúde, o meio ambiente é também uma preocupação constante do Hospital Dom Orione. A unidade conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto e um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para que todo lixo e efluente gerado seja descartado de maneira correta, atendendo as especificidades da legislação ambiental.

Durante a comemoração, o diretor presidente, Padre Jarbas Assunção Serpa lembrou do início dos trabalhos de assistência à saúde, realizados pela Congregação Orionita na década de 50. “Nessa época ainda não existia serviço público de saúde no então Norte de Goiás. Foi aí que as irmãs, que eram chamadas de Samaritanas ou Socorristas começaram a prestar os serviços de primeiros socorros e assistência a doentes e gestantes”, comentou. Esse foi o início das atividades que ao poucos foram ganhando força e reconhecimento, atraindo a atenção da comunidade.

Dentre os colaboradores presentes na atividade do Parque Cimba, estava a assistente social Graça Maria Campos. Ela foi admitida na unidade como atendente de enfermagem em 17 de julho de 1976, um dia após a fundação do Hospital. Ela acompanhou toda a evolução da entidade. “É muito gratificante poder estar acompanhando o desenvolvimento do Hospital”, destacou. Na época, lembra a assistente social, eram apenas 17 atendentes e uma enfermeira, hoje são mais de mil colaboradores.

Uma obra que começou pequena e se expandiu ao longo da história, tornando-se o maior complexo hospitalar do Tocantins. O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica e faz parte da Pequena Obra da Divina Providência, presente em mais de 30 países. É filantrópico por realizar mais de 60% de seus atendimentos por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde – SUS.

O Hospital Dom Orione faz história também por seus serviços de alta complexidade, como no caso das cirurgias cardíacas, o primeiro no Tocantins a realizar o procedimento, sendo pioneiro no Estado. E este serviço está disponível para a comunidade por meio do SUS. A maternidade também é outro ponto forte. O Hospital carrega consigo o selo “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde e UNICEF para as instituições que seguem os “10 Passos Para o Aleitamento Materno”.

Rodrigo Martins

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This