3 Eventos de Pastoral Juvenil-Vocacional

3 Eventos de Pastoral Juvenil-Vocacional

No contexto da reunião do Secretariado Latino-americano de Pastoral Juvenil-Vocacional, outros dois eventos na Província Norte com relevancia juvenil e vocacional

            Recentemente, nos dias 2 e 3 de março, no Rio de Janeiro, Comunidade do Jardim Botanico, se reuniram os membros do Secretariado da Pastoral Juvenil-Vocacional em nível latino-americano. Este encontro contou com a participação dos Conselheiros gerais Pe. Silvestro e Ir. Alicjia e com representantes do Chile e da Argentina, além dos anfitriões das três Províncias brasileiras (Norte, Sul e Irmãs).

            Tratou-se naturalmente de temas ligados à questão da juventude, especialmente sobre questões práticas da Jornada Mundial da Juventude Orionita, e outros ligados à questão vocacional.

            Duas notícias da Província Brasil Norte ilustram o sentido da reflexão feita no Secretariado e dão caráter prático à reflexão feita em torno do Projeto de Pastoral Juvenil-Vocacaional.

            A primeira notícia tem caráter mais especificamente vocacional e vem de Caucaia, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Parque Potira, onde os nossos clérigos estudantes de filosofia já iniciaram um trabalho vocacional formando o Grupo Vocacional Local. Chegou a notícia da realização do 2º Encontro Vocacional da Paróquia com o tema “Jesus é a expressão máxima do Amor de Deus”. O Cl. Benedito assessorou o encontro e provocou os jovens também a uma reflexão vocacional. Outras atividades já foram programadas para este ano de 2013, mas foi dada especial ênfase a uma proposta de acompanhamento vocacional mais personalizado.

            Outra notícia chega de Morada Nova, tem caráter mais juvenil, mas quem sabe dê possibilidades para a constituição do Grupo Vocacional Local, uma prioridade da Província Norte. As fotos dizem muito e retratam os jovens animando a celebração na Capela São Geraldo. Outras fotos dão conta da estratégia de envolver os jovens na Paróquia através da encenação da Paixão de Cristo. Deste modo o Cl. Cleiton, indicado para este trabalho juvenil-vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Loreto, de Morada Nova, está atuando para fazer conhecer o carisma do nosso Santo Fundador São Luís Orione.

            Estas atividades, no sonho e na intenção da Missa, foram apresentadas no altar eucarístico, no dia 2 de março, com os jovens participantes da reunião do Secretariado. Eles subiram o Corcovado e na Capelinha que se encontra na base da imagem do Cristo Redentor que um dia ouviu a promessa de Dom Orione, “O que eu não fiz pelo Brasil na vida, farei após a minha morte!”, se sentiram verdadeiramente protagonistas da promessa, do sonho e do presente da Congregação.

            Ave Maria e avante!

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This