1964-2016 “Dies natalis” di Frei Ave Maria

1964-2016 “Dies natalis” di Frei Ave Maria

Há 52 anos morria Frei Ave Maria. César Pisano, eremita cego da Divina Providência, nascido em Pogli de Ortovero (SV), morto em Voguera (PV) no dia 21 de janeiro de 1964, com 63 anos de idade, 42 de Profissão e 52 de cegueira. 

 

César Pisano, ficou cego com 12 anos de idade. Um amigo de infância disparou em seu rosto com um fuzil que o deixou cego para sempre. Desolado e entristecido, perdeu até a fé em Deus. Foi uma freira primeiro, e depois Dom Orione, que lhe deram de novo a esperança. Com 20 anos entrou na Casa “Paterno” de Tortona; com 23, se tornou frei eremita com o “dever de rezar”, como lhe disse o Fundador.

Frei Ave Maria, passou a sua vida escondido, fazendo penitência e rezando no eremitério de Santo Alberto de Butrio (Pavia). Dom Orione falava dele como de “uma alma bela”: não me maravilharia se ele fizesse milagres”. “O cego feliz”, como dizia de si Frei Ave Maria, se fez apóstolo para os irmãos de cegueira física e espiritual com os escritos, além do que com a oração.
Quis celebrar o “jubileu de ouro” de sua cegueira, em 1962, convidando a todos para “um solene hino de agradecimento a Jesus bendito, que extraordinariamente sabe transformar cada coisa em bem para aqueles que o amam. Tu converteste em luz as minhas trevas e em alegria a minha tristeza; e somente Tu és a minha luz e a minha alegria, ó Jesus”. 
A intimidade com Deus, a sua humilde e sorridente bondade, a sabedoria das palavras, o aspecto sagrado de quem é extasiado em pensamentos de paraíso, atraíram sobre ele a veneração de tantas pessoas necessitadas de conforto e de luz. Era cego, mas bastava vê-lo – recordam-se dele – para que as nossas pobres preocupações quotidianas e as nossas opções fossem iluminadas. Reconciliava as pessoas com a vida simples, essencial. Percebia-se que tinha um contato estável, fervoroso, transparente com Deus”.

O seu corpo está sepultado na cripta do eremitério de Santo Alberto de Butrio. Com o Decreto Pontifício sobre o “heroísmo de suas virtudes” de 18 de dezembro de 1997, a Igreja atribuiu-lhe o título de “Venerável”.

 

Oração

Pela Beatificação do Servo de Deus Frei Ave-Maria

Ó Jesus, luz verdadeira, que viestes ao mundo para iluminar todas as mentes, nós vos agradecemos por haverdes chamado, através da dor de uma cegueira física, o vosso servo Frei Ave-Maria, à noite luminosa de uma vida consagrada na penitência e na alegria da oração, para apontar aos aflitos as admiráveis certezas da fé.

Concedei, Senhor, também a nós o dom de caminhar ao esplendor de vossa face, em graça e caridade operosa para o bem dos irmãos. Ouvi, Senhor, por intercessão de Frei Ave-Maria, a súplica que vos apresentemos. Glória ao Pai…

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.