1914 – 02 de janeiro – 2014

1914 – 02 de janeiro – 2014

1914- 02 de janeiro – 2014

A data acima, em destaque, é a inscrição de abertura do “diário” da Pequena Obra no Brasil. No dia 2 de janeiro de 1914 os três missionários orionitas – Pe. Carlos Dondero, Ir. Carlos Germano e Sr. Júlio – chegaram de trem em “Mar de Hespanha”. 

A Pequena Obra no Brasil é mardespanhense! Por isso, é significativo anunciar e motivar, justamente nesta data centenária, a realização do Encontro da Família Orionita em Mar de Espanha no dia 16 de março de 2014.

Será a “Peregrinação da Gratidão”. Gratidão a uma cidade que, ontem, acolheu os missionários e especialmente o nosso Pai Fundador. Gratidão a um povo que, atualmente, não obstante a nossa pouca presença, continua venerando a memória dos nossos antepassados e, de modo particular, a devoção a Dom Orione. Gratidão por ter dado cidadania ao sonho missionário de São Luís Orione e pelo importante papel desempenhado nos desígnios da Providência Divina a respeito do início da Pequena Obra no Brasil. 

A Peregrinação se realizará nos moldes do Encontro de Aparecida. Nós nos encontraremos na cidade, faremos uma pequena caminhada pelas ruas, seremos acolhidos com algumas manifestações culturais, celebraremos a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora das Mercês, almoçaremos e visitaremos os “lugares orionitas”.

 

Recordando aquele dia histórico

Após a longa viajem de 16 dias a bordo do navio Tommaso di Savoia, finalmente chegaram em solo brasileiro os primeiros missionários orionitas. Ao desembarcarem no Porto de Santos em 29 de dezembro de 1913, prosseguiram a viagem de trem até Mar de Espanha – MG, onde chegaram em 02 de janeiro.  

Audaciosos e corajosos a enfrentar a nossa realidade de missão, nossos missionários assumiram o compromisso com as autoridades locais e o povo de iniciar o apostolado abrindo uma escola de ensino primário e secundário no Instituto Barão de São Geraldo, uma colônia agrícola e muitos outros projetos. 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.