16 de maio de 2017, São Luís Orione

16 de maio de 2017, São Luís Orione

 

 

 

Carta do Superior Geral, Pe. Tarcísio Vieira e da Superiora Geral das PIMC, Madre Mabel Spagnuolo, sobre a celebração litúrgica de São Luís Orione em 16 de maio de 2017

Caros Religiosos, Religiosas e Leigos Membros da Família Orionita,

Ressoa ainda nos nossos corações o anúncio do Aleluia Pascal: Cristo Ressuscitou! Nesta ocasião diria Dom Orione: “Que todos vós meus Religiosos e Religiosas, meus irmãos e irmãs, sintam nestes dias a divina consolação que sentiram Maria Santíssima, os apóstolos, os discípulos do Senhor e as piedosas Mulheres na Ressurreição de Cristo.” Unimo-nos, portanto, ao nosso Pai Fundador para desejar-lhes as alegrias e consolações pascais!

O Domingo de Páscoa neste ano, no dia 16 de abril, acontece exatamente um mês antes da comemoração litúrgica de São Luís Orione no dia 16 de maio próximo. É bom que o convite e o desejo que estamos para exprimir una, por um detalhe não insignificante, a celebração da Páscoa e a Festa de São Luís Orione que somente quis “Instaurare Omnia in Christo”.

O nosso convite é simples e, de certa forma, previsível. Queremos convidar-lhes para celebrar a Festa de Dom Orione com solenidade através de iniciativas que exprimam o caráter de família carismática orionita. Concretamente, unindo ao máximo as comunidades religiosas e as realidades laicais presentes em cada local para festejar juntos através de iniciativas de reflexão sobre o significado de pertença à “família carismática orionita”.

É verdade que as nossas congregações estão unidas pela vontade de um Santo; algumas nossas comunidades vivem juntas a consagração religiosa na mesma Igreja local; temos leigos comprometidos nas atividades ligados aos Religiosos e Religiosas. Seria bom instituir um encontro que reunisse todos os componentes da Família para rezar e refletir juntos, exprimindo a alegria de formar “um só coração e uma só alma”.

Para ajudar-lhes enviamos, anexo, uma pequena ficha de reflexão para ser possivelmente utilizada no encontro, um pouco antes ou no dia da Festa. Naturalmente, os responsáveis das comunidades religiosas e os coordenadores locais do MLO são os encarregados de organizar e de tornar realidade este nosso desejo.

Antes de concluir queremos pedir-lhes uma prece para o XII Capítulo Geral das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, que vai realizar-se durante o mês de maio próximo. Será propriamente durante o Capítulo, exatamente no dia 16, que o Conselho geral dos FDP se unirá à comunidade do Capítulo das Irmãs para festejar juntos o nosso Santo.

Enfim, vos saudamos todos no Senhor e desejamos que a Festa de São Luís Orione nos ajude a superar eventuais distâncias e dificuldades que impedem ou dificultam o nosso testemunho de família unida para difundir o Amor de Jesus Cristo. Ave Maria e avante!

Fraternalmente, em união de orações,

 

P. Tarcisio G. Vieira                                     Madre M. Mabel Spagnuolo

Superiore generale                                             Superiora generale

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This