13 de maio – Festa da Província Brasíl Norte

13 de maio – Festa da Província Brasíl Norte

13 de maio – Festa da Província Brasil Norte

 

Rio de Janeiro: O dia 13 de maio é uma data memorável para a Província Nossa Senhora de Fátima, que completou 69 anos de sua criação. É a primeira Província Religiosa Orionita Brasileira erigida por disposição do II Capítulo Geral celebrado em Tortona nos dias 11 a 17 de setembro de 1946. O Decreto oficial de criação, foi assinado pelo então Diretor Geral, Don Carlo Pensa, em 22 de dezembro de 1947. O primeiro Superior Provincial foi o Pe. Pedro Migliore. Como sede provincial da Província, foi escolhido o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Rua Riachuelo, centro histórico do Rio de Janeiro. A organização geográfica da Congregação no Brasil teve como evento inaugural a chegada de muitos religiosos, sobretudo da Itália e a abertura de seminários menores, paróquias e obras. Com o passar do tempo, devido ao aumento do número de religiosos e obras e a grande extensão geográfica, foi criada em 1985 a Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul. A Congregação no Brasil passou a ser dividida em Província Norte (que compreende as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste) e Província Sul (São Paulo e a região Sul).  

Mesmo com sua sede em Brasília, a Província Norte continua tendo como referência o Santuário de Fátima para a celebração de seu aniversário e a comemoração do jubileu dos religiosos das duas províncias, por causa de sua importância histórica. Na celebração do último dia 13, presidida pelo bispo orionita, Dom Enemésio Angelo Lazzaris, se fizeram presente os seguintes religiosos jubilandos: 60 anos de sacerdócio: Pe. Antônio Dalmasso e Pe. João Salvador (Província Sul); 60 anos de vida religiosa: Pe. Geraldo Ladislau Campos; 25 anos de sacerdócio: Pe. José Martins, Pe. Josumar dos Santos e Pe. Tarcísio Vieira; 50 anos de vida religiosa: Dom Enemésio Lazzaris; 25 anos de vida religiosa: Pe. Amilar Eurides Giuriato. Participaram o Conselho Provincial Norte, e, naturalmente, a comunidade religiosa do Santuário. Os demais jubilandos que não se fizeram presentes, foram recordados durante a celebração.

Elevemos a Deus as nossas preces pela Província Nossa Senhora de Fátima, para que continue anunciando o Evangelho na caridade, nos passos do Pai Fundador São Luís Orione.  

P. G.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This