12 de janeiro – Dia de festa na Província Nossa Senhora de Fátima

12 de janeiro – Dia de festa na Província Nossa Senhora de Fátima

            12 de janeiro – Dia de festa na Província Nossa Senhora de Fátima

Brasília: Já há vários anos, o 12 de janeiro se tornou um dia de festa para a Província Nossa Senhora de Fátima. Além de ser o dia em que fazemos memória de nosso Pai fundador, é também a data da Primeira profissão religiosa de muitos confrades que, nesta ocasião, foram consagrados pelo Senhor e entraram oficialmente nas fileiras orionitas.

O 12 de janeiro de 2015 foi marcado este ano por dois grandes eventos. Pela manhã, a Primeira Profissão Religiosa de 8 jovens que realizaram o ano canônico do Noviciado em 2014: Maurício e Renato (paraenses); Adilson e Railson (mineiros); Iury e Sérgio (fluminenses); Amilton (rondonense) e Alex (tocantinense). Cada um deles, acompanhados por seus familiares e na presença de vários confrades e amigos, disseram o seu “sim” ao Senhor, com uma resposta que expressa disponibilidade e prontidão.

 A celebração, realizada na capela do Instituto Dom Orione de Brasília, foi presidida pelo Diretor Provincial, Pe. Tarcísio e concelebrada por vários sacerdotes orionitas, especialmente por aqueles que, no período da tarde, assumiriam a missão de conselheiros provinciais.

Durante a homilia Pe. Tarcísio refletiu sobre o chamado dos primeiros discípulos (Mc. 1, 14-20) que se atualizava na vida de cada um destes jovens e insistiu sobre a necessidade dos neo-religiosos permanecerem “ligados” sempre em Jesus, como convidava a oração de consagração: “Ó Pai, nós humildemente vos pedimos: mandai vosso Espírito sobre estes vossos filhos que, pela fé, se ligaram à Palavra de Cristo”.

 É desta ligação vital e profunda com o Senhor que dependerá a fecundidade da própria vida como Jesus recordou: “Eu sou a videira e vós os ramos… Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, …).

No período da tarde, com a celebração das vésperas, teve início o segundo grande momento do dia: a posse do novo Conselho Provincial e o ingresso no noviciado de 6 jovens. Através da Profissão de fé e do Juramento de fidelidade proferidos pelo Pe. Tarcísio, tomaram posse da Direção Provincial Brasil Norte para o triênio 2015-2017 os seguintes religiosos: o Vigário provincial Pe. Otávio Marques Ferreira, o Ecônomo Pe. Amilar Giuriato e os Conselheiros Pe. Magno Guilherme Angeli, Pe. Josumar dos Santos e Pe. Francisco de Assis Silva Alfenas.  

Ao invocar as bênçãos divinas para esta nova missão, Pe. Tarcísio destacou a competência destes confrades que já possuem grande experiência de governo e que poderão oferecer uma preciosa colaboração na animação de toda a Província.

O outro momento significativo foi o ingresso no noviciado dos pré-noviços: Alan (do seminário de Rio Bananal), Henrique (do seminário de Belo Horizonte); Evair e Júnior (do seminário de Araguaína); Gleiciano (do seminário de Itapipoca); Renato (do seminário de Ananindeua).

Com sentimentos de paternidade, Pe. Tarcísio confiou cada um dos jovens ao Mestre de noviços, Pe. José Wilson, recordando-lhes os 4 objetivos que as nossas Constituições (artigo 91) propõem para este ano e que foram criativamente sintetizados na palavra CADÊ:

Crescer na amizade com Jesus Cristo;

Aprender a se deixar evangelizar pela Palavra e pela Eucaristia;

Descobrir a ação de Deus na própria vida e na vida do Fundador;

Experimentar melhor as exigências da nossa vocação.

A celebração foi concluída com o canto do Te Deum, no qual rendemos graças ao Senhor por tantas maravilhas e pedimos a materna intercessão de Nossa Senhora de Fátima sobre os jovens que iniciam o Noviciado e sobre os Conselheiros que iniciam a própria missão à frente da Província. 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This